Plano de aula fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA


1. TEMA: O Reino dos Fungos
2. SÉRIE: 7° ano TURMA: E
3. OBJETIVOS/EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Saber reconhecer e caracterizar os diferentes tipos de fungos, seus aspectos biológicos, seu papel ecológico na natureza, ressaltando sua importância industrial, comercial, culinária e farmacológica para os interesses humanos bem como seu papel como importanteagente causador de doenças.




4. CONTEÚDO:
4.1 Conceitual: Trabalhar conceitos científicos acerca dos fungos, como: estrutura (uni- e pluricelular), divisões, classificação em decompositores, parasitas e mutualísticos, habitat, nutrição, reprodução e desenvolvimento.


4.2 Procedimental: Ensinar aos alunos as condições em que os fungos se desenvolvem realizandoexperiências (EXPERIÊNICIA 1: Cultivo de Fungos). Essa aula será realizada no laboratório de Ciências da escola onde se poderá ver com a lupa a formação de fungos sobre alimentos.


4.3 Atitudes/Valores: Destacar a importância de bons hábitos de higiene e o papel de refrigeradores para a preservação dos alimentos bem como os cuidados com a higiene pessoal para a não contaminação por fungos.SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

AULA N° 1 DATA: 24/06/2009
APRESENTAÇÃO DO TEMA PELO PROFESSOR: Espionando o mundo dos fungos –
Será usado um texto para a apresentação do assunto, a partir do qual se realizará questionamentos aos alunos, levantando os conhecimentos prévios que eles possuem acerca do conteúdo baseado em sua próprias experiências e realidade.
Começar a aula fazendo perguntasaos alunos para levantar os conhecimentos prévios que eles possuem acerca do conteúdo a partir de suas próprias experiências e realidade, como por exemplo, perguntando-lhes o que são fungos, qual a idéia que eles tem sobre esses organismos, se já tiveram alguma doença causada por fungos, etc. As informações relevantes serão anotadas no quadro para serem usadas posteriormente durante a explicação.Logo em seguida, será dado um texto (abaixo) para que seja lido pelos alunos e a partir dele, extrair informações que possam mostrar como os fungos estão presentes no ambiente, interferindo, de modo benéfico ou maléfico, na vida do homem. Depois dessa etapa, seguir como o livro.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA / INVESTIGAÇÃO:

Destacar o papel ecológico dos fungos bem como sua importância para ohomem, seja como causadores de doenças ou como aliados em seus interesses. Nessa etapa realizaremos experiências para problematizar o conteúdo em questão.
Nessa aula, será marcada a experiência n°1 (Cultivo de Fungos) para a aula da semana seguinte.

A sala será dividida em 5 grupos e será dada orientação para os alunos apresentarem seminário sobre os temas:
• A importância ecológica dosFungos.
• A importância farmacológica dos Fungos.
• A importância dos Fungos para a Culinária.
• A importância dos Fungos para a Agricultura
• Fungos Causadores de Doenças no Homem.


AULA N° 2 DATA: 30/06/2009
Será dada continuidade à aula anterior com o conteúdo do livro didático. A experiência n°2 (Fermentação) será realizada quando oportunamente nessamesma aula. Essa experiência será realizada pelo professor. Os alunos observarão e levantarão hipóteses para o ocorrido no experimento.
SISTEMATIZAÇÃO/FIXAÇÃO:
AULA N° 3 DATA: 01/07/2009
Apresentação da experiência n°1 (Cultivo de Fungos)
Leitura e interpretação de textos do livro didático dos conhecimentos científicos sobre os fungos.
Os alunos realizarão os exercícios do livrodidático e atividades complementares (ainda a serem definidas, provavelmente mais exercícios de outros livros).
AULA N° 4 DATA: 07/07/2009
Apresentação de seminário sobre os temas: 1) A importância ecológica dos Fungos; 2) A importância farmacológica dos Fungos; 3) A importância dos Fungos para a Culinária; 4) A importância dos Fungos para a Agricultura; 5) Fungos Causadores de Doenças no...
tracking img