Plano de aula envolvendo inequações do primeiro grau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
TEMA: Problemas envolvendo inequações com uma variável.
OBJETIVO: Estabelecer semelhanças e diferenças entre os princípios da igualdade e desigualdade. Resolver inequações emproblemas e expressões de modo que os alunos compreendam o conteúdo dado.
MATERIAIS CURRICULARES: Problemas retirados de livros. Lousa, giz e impressão de problemas.
ESTRATÉGIA: Utilizar a MetodologiaResolução de Problemas, observando as seguintes etapas:
1- Compreender o problema;
2- Determinar um plano de resolução;
3- Executar o plano;
4- Examinar a solução obtida.
MOTIVAÇÃO ECONTEXTUALIZAÇÃO: Desenvolver o interesse do aluno pelo tema, despertando a vontade de saber mais e suas habilidades individuais(maior compreensão, domínio do conteúdo, raciocínio lógico,...).DESENVOLVIMENTO: Retiramos do livro os seguintes problemas:
1-Para estudar um projeto, será formada uma comissão mista de deputados e senadores, num total de oito membros. O dobro do numero desenadores mais 1 deverá ser menor que o total de membros da comissão. Quantos deputados e senadores terá a comissão.
2-Doze atores, entre garotas e rapazes, serão escolhidos para trabalhar em uma peça deteatro. O diretor resolveu que o triplo do número de rapazes menos 1 deverá ser menor que o total de atores da peça. Quantas garotas e quantos rapazes serão escolhidos, se deve haver pelo menos doisrapazes como atores?
DESENVOLVIMENTO EM ANEXO.
ATIVIDADES FINAIS: Resolver juntamente com a turma os problemas e exemplos dados, relembrando conceitos anteriores (propriedades da adição,subtração, divisão, multiplicação e fração) dentro de uma inequação.
AVALIAR OS RESULTADOS: Avaliamos de acordo com a participação dos alunos e do interesse da turma.

ANEXO
1- Foi “perguntadoinicialmente o que se entendia por desigualdade obtivemos como resposta da maioria: “Que não é igual” ou “ O que é diferente”.
2- Foi mostrado os sinais que representam as desigualdades matemáticas ....
tracking img