Plano de aula em arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pragmatismo, experiência e educação em John Dewey

TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes – UCG
GT: Didática /n.04
Agência Financiadora: Não Contou com financiamento



Pragmatismo, experiência e educação em John Dewey

Pretende-se com este texto discutir algumas das proposições pragmatistas que, assimiladas pelo pensamento pedagógico, passaram a compor a identidade cognitiva da área.Pensando a Pedagogia como uma área acadêmica é possível identificar sua gênese e seu desenvolvimento tomando como procedimento metodológico aquelas referências que se aplicam à reconstituição histórica das disciplinas escolares. Neste caso, sugere Lepenier, é preciso perseguir o itinerário da disciplina e desembaraçar o seu campo das ciências afins. Mas esse desembaraçar só é possível seconsiderarmos que “a história de toda disciplina deve ser a história de suas relações com outras disciplinas, aquelas que ela imita como modelo, coloca como aliada, tolera como vizinha, respeita como concorrente ou despreza como inferior”( LEPENIER, 1984:39) e para este procedimento o ponto de partida são os contextos cognitivo, histórico e institucional da disciplina. O contexto cognitivo consiste noconjunto de conhecimentos compartilhados que sistematizam as idéias e as práticas que distinguem uma disciplina das demais. O contexto histórico se revela através de seus fundadores e promotores, das proposições que formularam, das idéias que defenderam. O contexto institucional se evidencia pela identidade social da disciplina, os lugares institucionais que lhe dão origem e possibilita o seudesenvolvimento, o modo como opera seus agentes nos lugares de onde falam.

Na educação estes três contextos não apresentam autonomia, mas é possível privilegiar qualquer um deles para efeito de análise, assim, é na busca de uma melhor compreensão da identidade cognitiva do campo pedagógico brasileiro que se coloca o tema deste texto. Não se trata, portanto, de um ajuizamento epistemológico dopragmatismo, ou de aferir sua validade metodológica e pedagógica, mas de explicitar algumas daquelas suas proposições que são constitutivas da gênese do pensamento pedagógico no Brasil.

Não constitui novidade dizer que o pragmatismo surge no final do século XIX, sob a forte tensão que se colocava entre a filosofia e a ciência moderna, tendo seus princípios sistematizados pelas críticas aoracionalismo alemão e ao empiricismo inglês. Porém, se houve um certo consenso quanto a este entendimento, o mesmo não foi suficiente para impedir as traduções pedagógicas equivocadas e as críticas apriorísticas de seus postulados. Esteve correto Rondileau quando afirmou que “se o pragmatismo, como doutrina filosófica, não tivesse outro traço marcante, teria o primeiro lugar entre as filosofias malentendidas, entre aquelas caprichosamente classificadas e erroneamente interpretadas”.(RONDILEAU 1946:249)

Um destes equívocos, bastante freqüente, é pensar o pragmatismo como simples elevação à categoria de filosofia daquilo que já era senso comum na sociedade americana.( -Sobre o surgimento do pragmatismo e os equívocos de interpretação dessa concepção filosófica ver: SASS, Odair. Crítica da RazãoSolitária: a psicologia social de George Hebert Mead. São Paulo. PUC/SP. 1992(Tese de Doutoramento)) Essa compreensão subestima o “corpus” conceitual pragmatista e ignora o fato de que o nascimento de uma corrente de pensamento nunca se dá desgarrado das condições históricas em que foi engendrado. O pragmatismo surge no momento de consolidação da sociedade americana após a guerra civil; dainstitucionalização de suas universidades; da separação entre a Igreja e o Estado e no interior do movimento de instauração de um “Mundo Novo”, fundado na ciência e na tecnologia e ancorado na idéia de educação como fator de desenvolvimento. Foi esse contexto que engendrou o pensamento pragmatista, mas “o pragmatismo não foi uma doutrina circunstancialmente adotada por seus autores. Foi riscado e...
tracking img