Plano de aula direitos e deveres da criança

Também a pedidos da leitora Graziele segue o plano de aula sobre direitos e deveres da criança.



O que o aluno poderá aprender com esta aula:



A partir das aulas propostas, o/a aluno/avivenciará situações que possibilitarão refletir sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; desenvolverá habilidades lógicas e linguisticas; bem como poderá construir sua autonomiano espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e deveres no interior da escola. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nasatividades propostas.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o alunoPara a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o quejá sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos


Para esta aula sugerimos que você professor/a, procuretrabalhar com as crianças o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com a turma e possibilite a fala de cada criança sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois afixe-a na sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado.
Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte aimportância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres?. Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que osdireitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro no caderno dos/as alunos/as seguindo as orientações abaixo:












Muito...