Plano de aula de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
78

R.R. MAIA-PINTO & D.S. FLEITH

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS SUPERDOTADOS TEACHERS’ PERCEPTION ABOUT GIFTED STUDENTS
Renata Rodrigues MAIA-PINTO1 Denise de Souza FLEITH2

RESUMO
Esse estudo investigou a percepção do professor de ensino fundamental e de educação infantil sobre o aluno superdotado. Questionários foram aplicados em um grupo de 41 professores de escolasparticulares e públicas de Brasília. Uma abordagem qualitativa foi usada nesse estudo. Procedeu-se a uma análise de conteúdo dos dados obtidos. Os resultados sugeriram que tanto os professores de escolas públicas quanto os de escolas particulares consideram importante o papel da escola na educação do aluno superdotado. Entretanto, não adotavam medidas ou instrumentos para identificação desses alunos, nem osatendiam de forma diferenciada. Os professores relataram nunca terem trabalhado com alunos superdotados. A maioria dos professores possuía um conhecimento superficial do conceito de superdotação, do processo de identificação do aluno superdotado e não contava com uma orientação específica sobre práticas educacionais compatíveis com as necessidades desses alunos superdotados. Palavras-chave:superdotação, percepção de professores, ensino especial.

ABSTRACT
The purpose of this study was to investigate elementary school teachers’ perception about gifted students. Questionnaires were administered to 41 teachers from private and public schools in Brasilia. A qualitative approach was used in this study and the data were analyzed through content analysis. The findings suggest that bothprivate and public schools teachers believe that the involvement of the school in the gifted student
(1)

(2)

Mestranda em Psicologia na Universidade de Brasília - Bolsista da CAPES. Correspondência: SQS 405 bloco K ap. 102 - Brasília - DF 70239-110 - E-mail: renatam@zaz.com.br Ph.D. pela University of Connecticut - Professora do Instittuto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Rev.Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 19, n. 1, p. 78-90, janeiro/abril 2002

PERCEPÇÃO SOBRE O ALUNO SUPERDOTADO

79

educational process is important. On the other hand, neither public nor private schools adopted any kind of student identification system or had a special program for those students. The teachers reported that they have never had a gifted student in their classrooms. It wasobserved that most teachers have a superficial information about the concept of giftedness, identification processes, and educational strategies that could attend the needs of gifted students. Key words: giftedness, teachers’ perception, special education.

INTODUÇÃO Vários autores (Alencar, 1986; Amabile, 1989; Csikszentmihalyi, 1996; Starko, 1995; Virgolim,1998) têm ressaltado a importância dafigura do professor em sala de aula e a necessidade de planejamentos e estratégias educacionais adequados ao desenvolvimento de competências. É indiscutível que o professor pode criar um clima, em sala de aula, que favoreça o desenvolvimento de habilidades, da imaginação, da criatividade e do talento. Observa-se, no entanto, que as práticas de sala de aula ainda estão muito calcadas em modelostradicionais que enfatizam sobretudo a aquisição passiva de conteúdos. Esse enfoque tradicional advém de alguns fatores como uma política educacional que não valoriza o talento ou a criatividade, deficiência na formação dos professores que não são preparados para reconhecer e trabalhar esses aspectos e uma prática educacional muito distante da teoria. Surge no país uma corrida à modernização nasempresas e, conseqüentemente, uma demanda por indivíduos talentosos e criativos. Considerando-se essa tendência, surgem questões relativas ao papel da escola na preparação e desenvolvimento desses talentos. Alencar (1986), quando fala sobre o crescente interesse, nas últimas décadas, com relação ao superdotado, ressalta: Esse interesse é possivelmente fruto da consciência de que o futuro de qualquer...
tracking img