Plano de aula de filosofia para criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS “SAGRADO CORAÇÃO”

JANI SANTOS

AULAS DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

LINHARES
2010

JANI SANTOS

AULAS DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

Relatório apresentado em conclusão ao Projeto de Aulas de Filosofia para Crianças, a disciplina FILOSOFIA PARA CRIANÇAS do 5º período do Curso de Pedagogia da Faculdade de CiênciasAplicadas “Sagrado Coração” - Pitágoras, como requisito para avaliação. Profª Jonisete Marta Bissol.i

LINHARES
2010

RELATÓRIO DA AULA DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

No 5º período do curso de Pedagogia, na disciplina de Filosofia para crianças, foi proposta a realização de uma aula em uma escola do município de Linhares, a fim de analisarmos e relatarmos os resultados.

A aula foi realizadano CEIM “CRESCER”, que tem confiada a si a educação de alunos de Educação Infantil.

A turma em questão possui 24 alunos, de quatro anos de idade.

Assim que chegamos, todos se apresentaram, dizendo o nome, ponto chave para a realização da aula, já que o tema era identidade.

Após as apresentações, as crianças ouviram a música “todas as coisas tem nome.”

Em seguida as criançasparticiparam de uma roda de conversa, com três perguntas filosóficas.

Os alunos participaram com muita empolgação da aula, e foram ativos durante todo o tempo.

No fim da aula os alunos receberam fichas verdes e vermelhas, para avaliar se gostaram ou não da aula de filosofia. O resultado foi positivo, demonstrando satisfação pela atividade.

INTRODUÇÃO

À primeira vista temos Filosofia como algoenigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da Filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem. Essas inquietações decorrem danecessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados, questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangentes que nos indiquem respostas, mesmo que provisórias.

Desta forma, o primeiro passo para a Filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da Filosofia é a reflexão, omovimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos. Sua complexidade está na enigmática e surpreendente aventura de idéias que nos identifica e nos diferencia de outros seres. Portanto, a Filosofia está presente na ciência, na arte, no mito, na religião, no cotidiano.

A ideia de filosofia para crianças nasceu na décadade 60, com o professor norte-americano Matthew Lipman. Ele acredita ser a Filosofia a disciplina, por excelência, capaz de favorecer o desenvolvimento da capacidade das crianças de fazer juízos logicamente corretos, estimular atitudes éticas e o pensamento reflexivo.

Embora possamos afirmar que a filosofia esteja presente nas diversas manifestações do humano, ela não se confunde com nenhumadessas formas de conhecimentos específicos, mas as fundamenta. Essa busca de fundamentos faz da história da Filosofia uma história sem fim, porque diz respeito a todos em todas as épocas. Por isso, nunca é cedo ou tarde demais para iniciarmos essa aventura do filosofar.

Plano da aula de filosofia no Ensino fundamental

Escola: EMEF “Caboclo Bernardo”
Série: 3º ano
Professor: Dulce SilvaObjetivo geral: desenvolver o gosto pelo pensar.

Desenvolvimento:

1. Leitura do 3º episódio do 9º capítulo da Novela Filosófica “Issao e Guga”
2. Ilustração
3. Levantamento do Tema
4. Escolha do tema
5. Discussão filosófica
6. Recursos: giz de cera e folha de oficio
7. Avaliação; os alunos avaliarão a aula, por meio de carinhas; triste ou alegres, para demonstrarem...
tracking img