plano de aula circo sem animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: “Circo legal é circo sem animal”


Justificativa


Na roda de conversa sobre o final de semana, um dos alunos relatou que foi ao circo com seus pais e viu um dos macacos vestido de palhaço, o que gerou grande curiosidade, alvoroço e interesse da parte do grupo. Este fato fez com que a professora tomasse a iniciativa em preparar este projeto.


Faixa etária do projeto: 4 anosObjetivo:


Conhecer a história do circo;
Identificar personagens do circo e suas atrações;
Falar sobre os animais que vivem no circo;
Imitar os animais que vivem no circo;
Desenvolver a coordenação motora nas atividades recreativas, promovendo a autonomia e confiança na criança;
Explorar com sucata os personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, imaginação efantasia, possibilitando a criança a pensar e agir;
Refletir sobre a existência de diferentes espécies de animais na natureza, conscientizando as crianças sobre a necessidade de respeito e cuidado com os animais;
Refletir sobre a não presença dos animais no circo.




Conteúdo


Desenho e pintura;
Através de conversas informais, explorar a existência de diversas espécies de animais;
Aalimentação dos animais e a forma como são tratados;
Trabalhar com a coordenação motora através de circuitos;
Exploração de diversos materiais;
Contagem de histórias;
Produção de texto coletivo;
Brincadeiras dirigidas;
Confecção de fantoche de sucata.


Tempo de duração do projeto: 2 meses e uma semana.

Disciplinas abordadas: Natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, artesvisuais, matemática, movimento e música


Atividades


1ª aula: Após o lanche, em uma roda de conversa, os alunos e a professora irão conversar sobre tudo o que existe e acontece no circo, mostrando imagens do espetáculo, animais que trabalham no circo e os personagens, sendo que as imagens deverão ser fixadas em quadrados de cartolina, para que as crianças possam manuseá-las. Feito isso, aprofessora contará a história com o tema “A vida no circo”, uma história divertida que enfatiza a rotina do circo e como os animais são tratados, envolvendo as crianças. Nesta história o palhaço explica as crianças que nem tudo no circo é diversão. Terminada a história, será confeccionado um texto coletivo na cartolina.

2ª aula: Recordaremos tudo o que foi discutido na 1º dia do projeto. Aprofessora irá distribuir desenhos de um circo em que não existem animais para que as crianças pintem livremente. Após esta atividade, iremos pintar com tinta o rosto de um palhaço e juntos iremos confeccionar o babado da roupa dele com papel crepom de diversas cores. (Eixo Artes Visuais – Grupo 2)

3ª aula: Na roda de conversa a professora deve questionar os alunos se os animais podem ser domesticadospara trabalhar no circo ou não. Depois disso ela deve explicar porque nem todos os animais são domesticados e mostrar através de imagens os animais que são vistos no circo. Então a professora irá propor uma brincadeira onde as crianças imitarão os animais que vivem no circo.

4ª aula: A professora irá apresentar todos os personagens existentes no circo. Após isso, as crianças irão vestirfantasias e em forma de teatro demonstrarão o papel de cada personagem.

5ª aula: A professora montará um circuito, no qual:

1ª parte: Coloca colchonetes no chão para os alunos virarem cambalhotas igual ao palhaço;
2ª parte: Deve colocar uma corda no chão para que as crianças andem em cima imitando o equilibrista;
3ª parte: Deverá preparar bolinhas feitas com meias, e os alunos irão jogar abolinha para cima e pegar, novamente jogar a bolinha para cima e bater palmas e pegar a bolinha de volta sem deixa-la cair. (Eixo Movimento - grupo 1)

6ª aula: A professora deverá mostrar imagens de um palhaço dividido por partes do corpo (cabeça, tronco e membros). As crianças devem pintar de forma livre e com uma tesoura sem ponta recortar as partes do corpo e colá-las montando o palhaço. A...
tracking img