Plano de aula ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Ciências Naturais e do Ambiente.

Conteúdo: Física – Eletricidade e magnetismo.

Objetivos: Contribuir para que os alunos adquiram competências e habilidades necessárias à aquisição de conhecimentos sobre a física.
Demonstrar através de atividades experimentais a interação, ou não, dos ímãs com outros materiais.
Promover a interdisciplinaridade.

Conceitos científicos:
Aeletricidade está presente nas nossas vidas, em nosso cotidiano, em praticamente tudo o que fazemos como, por exemplo, quando tomamos banho, ao acendermos uma lâmpada, quando utilizamos a televisão, etc.. O estudo dessa parte da física se faz necessário, pois ajuda a compreender os inúmeros fenômenos que estão ligados ao nosso dia-a-dia. A todo o momento o ser humano se relaciona com fatos da natureza eo seu modo de viver depende da eletricidade e dos aparelhos elétricos modernos.
Tales de Mileto, filósofo e matemático grego, ficou conhecido por suas teorias na área da cosmologia, além de ser, de acordo com a história, o homem que fez as primeiras descobertas relacionadas aos fenômenos elétricos. Tales observou que após atritar pele de animal com o âmbar, uma resina vegetal, ela adquiriapropriedades de atrair corpos pequenos e leves como, por exemplo, sementes de grama e pedaços de palha e constatou também em observações que pedrinhas podiam ser atraídas pela ponta de ferro de um cajado. Muitos anos mais tarde, cerca de 2000 anos, começaram a ser feitas observações mais cuidadosas a respeito dos fenômenos elétricos, dentre todas se destacam as que o médico inglês W. Gilbert fez.Gilbert observou o comportamento de vários corpos quando atritados e concluiu que eles se comportavam como o âmbar, ou seja, tinham a capacidade de atrair outros corpos.
A eletricidade é o resultado da existência de carga elétrica nos átomos que constituem a matéria. Como se sabe, um átomo é composto por prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons, que não possuem carga. Osprótons e os nêutrons ficam no interior do núcleo do átomo, os elétrons ficam na eletrosfera - ao redor do núcleo. O estudo da eletricidade é dividido em três partes:
• Eletrostática – estuda as cargas elétricas em repouso;
• Eletrodinâmica – é o estudo das cargas elétricas em movimentação, ou seja, o estudo de corrente elétrica e das propriedades dos circuitos que são percorridos por ela.
•Eletromagnetismo – nessa parte são estudadas as relações entre a eletricidade e o magnetismo, bem como a ligação entre os fenômenos magnéticos e elétricos.

O magnetismo é parte da física dedicada a estudar os materiais magnéticos, em outras palavras estuda os materiais capazes de atrair ou repelir outros materiais eletricamente carregados. O primeiro a estudar o magnetismo foi Tales de Mileto.O grande interesse começou mesmo a partir do século XIII, então as bússolas começaram a ser usadas. Algumas explicações começaram a ser dadas antes deste século, mas, sem muito foco. Porém, atualmente o magnetismo não é usado sozinho, isso por que não tem muito sentido estudar somente este pedaço.


Podemos ver o magnetismo em nossa vida, este pedaço da física está ligado ao movimentodos elétrons nos átomos, as cargas em movimento geram um campo magnético. A forma como os elétrons estão organizados nos átomos constituintes dos diversos materiais explica este movimento magnético.


Para se saber qual a potência magnética de um determinado elemento deve-se testá-lo num campo magnético. Assim podemos determinar o quão magnético é cada carga.

Ímã é um objeto, que provoca umcampo magnético a sua volta, e ele pode atrair ou repelir outros objetos. Cada imã tem dois polos: um polo sul e um polo norte; um lado é positivo e o outro é negativo. Como os opostos se atraem, para fazer que os dois se atraiam eles precisam estar de polos contrários. E se quiser afastá-los, eles precisam estar com os polos iguais (positivo com positivo).
Na bussola, os materiais que podem...
tracking img