Plano De Aula Biosseguran A E Saude

521 palavras 3 páginas
Plano de Aula
Tema: Biossegurança e saúde

1. Caracterização da Turma e aulas
Foi escolhida para essa aula uma turma de 1º ano que assistirá a dois horários seguidos de 50 min sobre o tema.
2. Motivação
Importância dos conhecimentos de Biossegurança para a garantia da saúde da população e prevenção de maiores riscos que a manipulação de materiais biológicos pode causar a seres humanos, animais e ao meio ambiente.
3. Aspectos Inovadores
A aula já apresenta por si só uma enorme relação com o cotidiano dos alunos, visto que sempre se pode fazer um paralelo com atividades que todos desempenham no seu dia-a-dia: como higiene, despache de resíduos, alimentação, etc. Além disso, a aula contará com a atividade avaliativa na forma de confecção de uma cartilha informativa que estimulará a pesquisa individual dos alunos, fixação do conhecimento e uma disseminação maior das informações adquiridas sobre o assunto para o resto da escola e da comunidade, visto que essa cartilha será distribuída.
4. Aspectos do Plano de Aula
i. Objetivos: O alunos desenvolverão noções para a construção de uma cultura de segurança envolvendo aspectos biológicos do seu cotidiano. Segurança como obrigação moral de proteger a saúde do indivíduo, do grupo, da comunidade e do ambiente. Ocorrerá também o surgimento da responsabilidade pela prevenção de riscos que deve ser de todos: autoridades, professores, técnicos, alunos e pessoal de apoio.

ii. Idéias científicas: Biossegurança consiste no Conjunto de ações que visam a prevenção, minimização e eliminação dos fatores de riscos inerentes ao trabalho; que possam comprometer a saúde do homem, dos animais ou comprometer o meio ambiente. Apresentação da ANBio – Associação Nacional de Biossegurança, órgão responsável, no Brasil, pela iinstrução e regulamentação de todas as práticas que ofereçam algum tipo de risco biológico. Na aula, será abordado a biossegurança na higiene pessoal para a prevenção de patógenos que possam agredir diretamente o corpo

Relacionados

  • higiene ocupacional 1
    19947 palavras | 80 páginas
  • Concentração do meio ambiente
    33941 palavras | 136 páginas
  • Contar historia
    34038 palavras | 137 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas