Plano de aula 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula 13: Moeda falsa; Crimes assimilados ao de moeda falsa; Petrechos para falsificação de moeda; Emissão de título ao portador sem permissão legal; Falsificação de papéis públicos;Petrechos para falsificação - artigos 289 a 294, do Código Penal

Caso Concreto:
Tício, a fim de obter vantagem, entra em um mini-mercado em um bairro da periferia de sua cidade e escolhe uma barra dechocolate. Ao passar pelo caixa, entrega para o pagamento do produto, uma nota de R$ 60,00 (sessenta reais) que ele mesmo havia fabricado. Ao receber o troco, Tício sai apressadamente do local, mas,alguns minutos depois, a funcionária do caixa percebe a falsificação e avisa ao gerente do estabelecimento. Este, por sua vez, levou o fato ao conhecimento da autoridade policial. Diante da narrativaacima, com base nos estudos realizados, responda fundamentadamente como deverá ser capitulada a conduta de Tício.
RESPOSTA: Quando se trata de reprodução grosseira e bem diversa da original tratar-se-áde crime impossível (objeto absolutamente impróprio).Entretanto,se o agente conseguir ludibriar a vítima,com um falsificação grosseira qualquer,obtendo vantagem,pode-se,conforme a situaçãoconcreta,tipificar o crime de estelionato ,de competência da justiça estadual (Sumula 73 do STJ: A utilização de papel-moeda grosseiramente falsificado configura,em tese,o crime de estelionato,da competênciada justiça Estadual).Portanto a conduta de Tício será capitulada pelo art. 171 do CP.

Questão objetiva:
Caio, após adquirir aparelhagem para falsificar moeda, passa a fabricar notasfalsas e, seguidamente, a colocá-las em circulação. Dessa forma, é correto afirmar que:
A. Caio deverá ser responsabilizado somente pelo delito de moeda falsa;
B. Caio deverá ser responsabilizadoapenas pelo delito de petrechos para falsificação;
C. Caio deverá ser responsabilizado pelos crimes de petrechos para falsificação de moeda e por ter colocado a moeda falsa em circulação, em concurso...
tracking img