Plano de atendimento educacional especializado - atendimento a familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

ANA IVA CORRÊA BRUM BARROS

PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ATENDIMENTO À FAMÍLIA

BRASILÂNDIA/ MS
2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

ANA IVA CORRÊA BRUM BARROS

PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ATENDIMENTO À FAMÍLIA

Trabalho de conclusão do curso de Aperfeiçoamento em Estratégicas Pedagógicas parao aluno com Deficiência Mental, apresentado à Universidade do Estado do Pará sob orientação da Tutora Kmila Ferreira Batista.

BRASILÂNDIA/ MS
2011

Agradeço a DEUS, meu sustentador; a minha família tão querida sempre muito presente em minha vida; a tutora Kmila pelo apoio e colaboração. Dedico a toda a minha família, em especial ao meu amado filhoChristian, inspirador da minha busca constante por conhecimento no campo da Educação Especial.

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficara sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistara o mundo”.
(Albert Einstein)
RESUMO
Planode Atendimento Educacional com estratégias educativas, visando o atendimento especifico da família contemplado nos seguintes aspectos: desenvolvimento da auto-estima dos familiares, fortalecimento inter-relacional: Família, Escola, Comunidade, desenvolvimento de potencialidades e talentos e inclusão da família no cenário político-educacional da escola.

SUMÁRIOINTRODUÇÃO.............................................................................................................7

1. Desenvolvimento da auto-estima dos familiares...................................................7
2. Fortalecimento inter-relacional: Família e Escola..................................................8
3. Desenvolvimento de potencialidades e talentos..................................................9
4. Inclusão da família no cenário político-educacional da escola...........................10
5. Referências Bibliográficas...................................................................................10

INTRODUÇÃO
Segundo o MEC (1994:24), “o indivíduo excepcional com Necessidades Educativas Especiais, é aquele que apresenta diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais”.Quando a família se depara com o fato de ter “um filho ou parente com necessidades excepcionais” poderão reagir de forma diferenciada podem ocorrer inclusive desajustes familiares tais como: maus tratos, super proteção e outros tipos de ações que prejudiquem o desenvolvimento ou a aquisiçao de independência. Este projeto apresenta um Plano de Atendimento Educacional Especializado visando oatendimento e integração da família.

ATENDIMENTO, AVALIAÇAO E ACOMPANHAMENTO DOS FAMILIARES

1. Desenvolvimento da auto-estima dos familiares
A baixa auto-estima afeta muitas pessoas. O que é a auto-estima? Auto-estima é basicamente o modo como nós nos vemos, aquilo que pensamos e sentimos acerca de nós mesmos. A auto-estima desenvolve-se através das experiências com pessoas e situações nodecurso das nossas vidas. As experiências durante a infância são particularmente importantes para moldar a auto-estima, dependendo do modo como somos tratados pelas pessoas que são mais significativas para nós, e os sucessos e fracassos em diferentes áreas da nossa vida. A auto-estima esta ligada a dois aspectos: afetividade e capacidade.
Muitas vezes a família (pais) sente-se injustiçadapela vida, ineficazes quanto a uma pessoa da família portadora de necessidades de AEE. É preciso despertar na família, bem como ajuda-la a desenvolver a auto-estima em relação às necessidades especiais do aluno.
O processo deve iniciar-se pela quebra de preconceito ou mudança do pensamento de que nada pode ser mudado ou melhorado na situação vivenciada.
Assim, a escola pode...
tracking img