Plano de ação e emergência

Preparação e Atendimento a Emergências

Procedimento de Segurança e Saúde Ocupacional
MAHLE Metal Leve S/A Nº Id. SSO 40.07.01 1. OBJETIVO 1.1 Atender às diretrizes estabelecidas pelo SGA Corporativo e pelo Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, citadas no Procedimento PA 107.00.00. 1.2 Estabelecer os recursos mínimos, sua distribuição e o estado de prontidão nas unidades da MAHLEMetal Leve S/A em Mogi Guaçu, visando, em caso de emergências, reaver o controle da situação o mais rápido possível e minimizar a extensão e os efeitos de um sinistro. 1.3 Estabelecer um procedimento que atenda a MAHLE Metal Leve S/A Mogi Guaçu, no sentido de prevenir e minimizar riscos e mitigar impactos decorrentes de acidentes pessoais e emergências ambientais relacionadas às atividades dogrupo. Revisão 01 Data 01/08/08 Página 1/13

2. ABRANGÊNCIA @ Aplica-se a todas as unidades da MAHLE Metal Leve S/A complexo industrial Mogi Guaçu.

3. DOCUMENTO REFERÊNCIA @ NR 23 Instrução Técnica 17 – Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

4. DEFINIÇÕES @ 4.1 Emergência – qualquer situação de perda física de controle, caracterizado por ocasionar ou ter o potencial de ocasionar acidentescom danos pessoais, danos materiais e ambientais, vazamentos com produtos perigosos, explosão e/ou incêndios.

5. PROCEDIMENTO @ 5.1 Toda situação que pode ser caracterizada como de emergência deve ser avaliada conforme fluxograma de desencadeamento de uma emergência (anexo I). 5.2 Este Plano de Atendimento de Emergências apresenta estrutura para o atendimento a eventuais situações, aquidenominados de cenários de emergência (anexo V), possibilitando desta forma intervenções rápidas e eficazes, visando preservar a integridade física do pessoal, das instalações e a minimização de riscos ambientais.
Aprovado: Sandro J. Campos Leme Revisado: Hemerson A. C. Braga Elaborado: Rodrigo Mendes de Freitas Data: 01/08/2008 Data: 01/08/2008 Data: 01/08/2008 Assinatura: Assinatura: Assinatura:Propriedade da MAHLE. Utilização permitida apenas para fins autorizados. Divulgação a terceiros apenas com permissão por escrito. Property of MAHLE. Utilization only for the assigned purpose. Disclosure to third parties only written permission.

Preparação e Atendimento a Emergências

Procedimento de Segurança e Saúde Ocupacional
MAHLE Metal Leve S/A Nº Id. SSO 40.07.01 Revisão 01 Data01/08/08 Página 2/13

5.3 Os cenários de emergência são baseados nos possíveis aspectos e impactos ambientais e perigos e riscos identificados nas unidades. Toda compra de equipamento e/ou alteração de layout deverão ser analisados e, se detectados aspectos e perigos significativos, devem ser revisados os cenários de emergência. 5.4 Emergências solucionadas pela própria área, o responsável pela áreaenvolvida deve avisar ao setor de Meio Ambiente e Segurança Industrial para o registro e avaliação da ocorrência. 5.5 Brigada de Emergência 5.5.1 A Brigada de Emergência é formada por funcionários dos vários setores da empresa, que são treinados para atuarem em todos os cenários de emergência previstos. São acionados por sistema de alarme de incêndio ou de emergência, localizados nos diversos pontosda empresa ou pelo telefone exclusivo de emergência: 3000, localizado nas Portarias. 5.5.2 Caso não seja possível a Brigada de Emergência atender a emergência, devido a sua dimensão, a portaria, por solicitação do Chefe de Segurança, acionará órgãos externos, conforme lista de contatos (anexo II). 5.6 Situação Emergencial Externa 5.6.1 Em casos de ocorrências ambientais externas, todas asUnidades do Grupo MAHLE Metal Leve S/A no Brasil contam com o serviço terceirizado, o plano tem cobertura tanto para o transporte de produtos e resíduos perigosos quanto para o armazenamento interno destes. O acionamento poderá ser realizado pelos telefones: 08000 111 767 ou 08000 7071 767. 5.7 Sistema de prevenção e combate a emergências 5.7.1 A empresa é dotada de sistemas de prevenção e/ou mitigação...
tracking img