Plano de ação-indisciplina escolar

1 TÍTULO: CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA NA ESCOLA – A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2

3. DIAGNÓSTICO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Centro Municipal de Educação infantil Egidio Moura, situa-se à Rua Ibaiti, n° 910, no Distrito de Vila Guay, município de Ibaiti, Estado do Paraná, seu telefone é (043) 3618 1138. É mantida pela Prefeitura Municipal, com sede à Praça dos Três Poderes, n° 23, Centro,Ibaiti-Pr, nos termos da legislação em vigor. O Centro Municipal de Educação Infantil Egidio Moura funciona no período diurno, das 07:00 às 17:00 horas, atendendo as necessidades da comunidade, ofertando atendimento em tempo integral e/ou semi-integral, para aqueles cuja família deseja permanecer parte do dia com a criança, enviando-a apenas para receber atendimento pedagógico, mantendo atendimentode Educação Infantil, oferecido a crianças de 0(zero) a 5(cinco) anos de idade de ambos os sexos, em condições adequadas de idade e maturidade, distribuídas da seguinte forma: berçário ( de 0 a 1 ano), Maternal I (de 01 a 02 anos), maternal II (de 02 a 03 anos), Pré I (de 03 a 04 anos) Pré II (de 04 a 05 anos). A característica da população atendida na comunidade se enquadra numa faixa carente,cujos pais são trabalhadores rurais, domésticas, trabalhadores braçais e funcionários públicos. Alguns desses pais fazem parte da APM da instituição. O Centro Municipal de Educação atende a 63 (sessenta e três) crianças, nos turnos matutinos e vespertinos, Sendo 03 (três delas, portadoras de necessidades especiais. O espaço físico do Centro Municipal de Educação Egidio Moura conta com 04(quatro)salas educativas, 01(um) pequeno pátio, 01(uma) cozinha, 01(uma) secretaria, 01 (um) refeitório, 02(dois) sanitários e 01 (uma) área de serviços. O mobiliário é adequado ao tamanho das crianças. A equipe pedagógica centraliza-se no Departamento Municipal de Educação. O Centro conta com 10(dez) funcionários, sendo 01 (uma) coordenadora, 01(uma) merendeira, 01 (uma) auxiliar de serviços gerais e05(cinco) professoras. O tratamento dispensado aos pais e aos alunos tem como objetivo o respeito e a participação democrática de todas as pessoas envolvidas no processo pedagógico e na vida escolar das crianças.


4. JUSTIFICATIVA -
A execução do presente estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Egídio Moura, faz parte das atividades obrigatória do Curso de Pedagogia. O trabalho buscafundamentação e sistematização de conhecimentos, possibilitando uma constante reflexão das vivências realizadas, articulando teoria e prática e também busca desenvolver habilidades referentes ao trabalho do coordenador pedagógico.
Apoiados no conceito de que é função do pedagogo a capacitação do professor nas questões pedagógicas e verificando a insatisfação dos docentes e suas constantesolicitações ao coordenador pedagógico de intervenção junto a alguns alunos, em relação ao comportamento indisciplinados dos mesmos, surgiu a idéia do tema: “Construção da disciplina na escola”, abordando a indisciplina na educação infantil
A esse respeito, Vasconcellos (2004, p. 33) afirma que “... questionamentos, angústias e inquietações docentes são constantes com relação à postura do educadorfrente às questões de indisciplina”.

Todos os envolvidos com a comunidade escolar (pais, professores, comunidade) percebem que a educação passa por um momento de crise sem conseguir identificar suas razões e sua extensão. A indisciplina se apresenta como um obstáculo ao trabalho educativo com crianças de todas as faixas etárias. Os alunos que apresentam um bom desempenho são motivados acontinuarem e aqueles que realmente precisam de estímulo e investimento pelo fato de apresentarem dificuldades de comportamento e mau desempenho escolar muitas vezes são ignorados até pela própria escola, situação que deve ser revista e superada.
O presente projeto apresenta a indisciplina escolar como um problema constante dentro das salas de aulas e pretende procurar recursos que ajudem a...
tracking img