plano da disciplina gsi0004

1263 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Computação
Bacharelado em Sistemas de Informação
PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Programação Funcional

( X ) SEMESTRAL - (

CÓDIGO: GSI004

PERÍODO: 1

CARGA HORÁRIA: 72 horas-aula / semestre

( X ) OBRIGATÓRIA - (

) ANUAL

o

) OPTATIVA

(36 horas-aula teóricas / semana)
(36 horas-aula práticas / semana)
PRÉ-REQUISITOS: não há
PROFESSORES: Marcelo Rodrigues de Sousa e UNIDADE ACADÊMICA: FACOM
Rodrigo de Godoy Domingues

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EMENTA RESUMIDA

O paradigma funcional: Tipos de objeto, expressões funcionais, operadores e funções, polimorfismo funcional, tuplas, listas, tipos algébricos de dados, classes de tipos, funções de alta ordem, formas de avaliação de programas, listas infinitas, entrada e saída, correção de programas e modularização.

JUSTIFICATIVA

Dentre as várias abordagens de ensino de programação, a mais tradicional atualmente é a imperativa. Essa abordagem tem trazido sérios problemas para quem nunca programou, pois exige que se repense a forma de resolver um problema como uma “receita de bolo”, o que não é o que o estudante faz no seu dia-a-dia. Uma abordagem alternativa é o ensino de programação funcional, pois, ela possibilita um “nivelamento” entre os estudantes porque poucos tiveram a experiência de já ter programado usando tal formalismo, além de utilizar um raciocínio matemático, com o qual os estudantes iniciantes já estão acostumados. Advoga-se ainda o fato de que para uma primeira aproximação com a área de programação de computadores, o uso de linguagens procedimentais exige um esforço cognitivo muito grande, tendo em vista que além de se criar o hábito de resolver problemas com o computador, o aluno precisa aprender um novo modelo de raciocínio, para uso exclusivo no mundo computacional.
O uso de programação funcional reforça a utilização de um ferramental fundamental para a modelagem de problemas e concentra os esforços

Relacionados