Plano Cruzado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO CRUZADO






Trabalho de Economia Contemporânea Brasileira
4º Bimestre
Economia III
Alunas:
Aline de Souza Alves, 21255019
Silvana de Carvalho, 21255040














Setembro
2014


Sumário


1. Introdução.................................................................................................4
2. O PlanoCruzado.......................................................................................5
2.1 Medidas Tomadas no Plano Cruzado............................................7
2.2 A economia durante o Plano Cruzado............................................8
2.2.1 O comercio..........................................................................8
2.3 O Pacote deJulho........................................................................11
2.4 O Cruzado II.................................................................................11
3. Conclusão...............................................................................................13
Bibliografia.........................................................................................................14












1. Introdução
Na década de80 o fluxo de capitais caiu drasticamente e ao mesmo tempo o Brasil demandava por divisas para financiar seu balanço de pagamento. A crise da divida também relacionada com os aumentos dos subsídios e incentivos fiscais na qual obrigava o país a obter elevados superávits comerciais para pagamentos das taxas da divida externa, fazendo assim com que o Brasil entre em um ciclo-vicioso entre juros,taxa de cambio e inflação. Enquanto isso o mercado internacional estava com baixa liquidez, não havendo capital externo capaz de financiar o balanço de pagamentos brasileiro.
Em 1985 houve a morte do presidente Tancredo Neves, o que deixou um buraco na política brasileira gerando como conseqüência uma repulsa generalizada a qualquer solução não constitucional, havia um clima nacional de crise. Nofinal de 85 o índice da inflação estava alarmante (Tabela 1).
Além da inflação que chegou a 22,4% em 1986, o governo não apresentava uma proposta de política econômica de médio e longo prazo satisfatória e greves vinham aparecendo com muita freqüência, a solução para tentar controlar essa inflação seria a criação de uma nova moeda.










2. O Plano Cruzado
Em 28 de fevereiro de1986, sob o governo de José Sarney houve o Decreto-Lei 2283 onde substituía o Cruzeiro pelo Cruzado como nova moeda padrão nacional, que promoveu oficialmente a reforma monetária com novas regras onde controlava os preços, salários, aluguéis, taxa de cambio entre outros. Tal Decreto-Lei tinha como objetivo levar a inflação próxima a zero sem comprometer as metas de redução do desemprego e o aumentodo PIB.
A taxa de conversão da nova moeda era de 1.000 cruzeiros para 1 cruzado. Como os salários e os preços eram reajustados com periodicidades distintas, foram desenvolvidas regras de conversão cujo objetivo seria evitar uma severa redistribuição de renda e riqueza (MODIANO, 1989).
Embora tenha havido extinção geral da indexação para quebrar a inflação, os salários não foram totalmentecongelados. De acordo com a nova regra, os vencimentos dos trabalhadores seriam corrigidos anualmente em 60% da variação do custo verificado no período, além do que seriam reajustados automaticamente sempre que a taxa de inflação atingisse 20% (MODIANO, 1989).
Celso Luiz Martone acrescenta sobre a função de congelamento:
O congelamento geral de preços tem por objetivo trazer a inflaçãoinstantaneamente para zero e substitui, nos casos de inflação crônica e na ausência de ajustes mais radicais no regime de politica econômica, o elemento de credibilidade publica responsável pelo termino abrupto de hiperinflações clássicas. Além disso, dada a falta de sincronização de outros preços que não os salários, o congelamento elimina temporariamente qualquer elemento de inercia não associado aos...
tracking img