Plano cruzado-decada perdida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O plano cruzado foi criado no governo Sarney com o 0bjetivo de reformar e reequilibrar a economia do país para resgatar o prestigio do governo.
Junto ao plano cruzado veio congelamentode preços de salários, criação de abonos salariais e ainda de um gatilho salarial com a finalidade de quê, sempre que houvesse aumento de inflação, automaticamente haveria reajustes salariais.Assim,conseguiu manter o preço dos produtos a um nível que a população pudesse desfrutar das compras, e esta respondeu com o aumento do consumo, impulsionando a atividade econômica do país.No inicio osconsumidores tornaram-se fiscais do plano, denunciando remarcações de preços e assim manter o congelamento. A inflação se manteve,o poder aquisitivo da população cresceu, aumentou o consumo, a fortedemanda abalou o congelamento e levou o plano cruzado ao fracasso.
Na década de 80 muitos planos foram elaborados para redução de juros e inflações, mas os planos sempre tiveram seusmomentos de sucessos curtos , primeiro foi criado o plano cruzado, um plano de congelamentos de preços , salários e troca de moedas. Somente no inicio teve um retumbante sucesso. Logo houve a criaçãodo plano cruzado II, que fracassou em pouco tempo. Após veio o plano Bresser mais completo e melhor elaborado, mas teve vida curta. Mailson da Nóbrega foi o próximo, criou o plano verão, esse foimais um plano desastroso, ao contrário dos outros acabou deixando o país com inflação mensal de 80% . Mais uma vez o país se manteve num estado de hiperinflação. Nenhum dos planos tiveram efeitopositivo, por isso ficou conhecido como década perdida. Sendo que no inicio dos anos 80,na mais profunda crise da história brasileira.O PIB,se expandiu pelos anos 70 a 80 com taxa média de 61%, diminuiupara 13% entre 80 e 83.A recuperação apresentada no período de 84-98 leva o valor desse indicador a retornar aos níveis observados no inicio da década.Pode-se pensar que os anos 80 se contribuíram...
tracking img