Plano collor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO PLANO COLLOR
Da mesma maneira que o governo Sarney, o governo Collor precisou de um Plano para acalmar a economia nacional que estava em crise e precisava de uma estrutura econômica quedesse condições dela soerguer e crescer de acordo com as condições das disponibilidades domésticas. O primeiro Plano que surgiu foi no governo Sarney com alguns trabalhos emergenciais de ajustamento decurto prazo, dada a situação em que a economia se encontrava naquele momento, com crises e mais crises atormentando o bom andamento da estrutura econômica nacional.
A ambiciosidade do Plano Collorfoi tal que a economia brasileira não suportou a ditadura do Presidente que queria crescer e desenvolver a todo custo e rapidamente, sem o aval dos industriais, dos banqueiros e latifundiários.
Aaplicação desses Planos decorreu da falta de emprego, da queda da produção nacional, da falta de investimentos internos e externos, a busca incessante pela liquidez, o aumento da miséria e muitas outrasdificuldades que a economia atravessava, e que precisava uma intervenção forte para uma volta à realidade. O Plano Collor surgiu sob a negação da classe empresarial, com boicote à oferta demercadorias e a volta do ágio que foi muito comum no governo Sarney e que se esperaria não voltasse com tanta facilidade e às escondidas, não se pode deixar de conviver com esta triste realidade.
Um pontofundamental que deve ser considerado, que causou grande problema nacional foi o confisco da poupança da população que buscava suprir as dificuldades do dia a dia com alguns ganhos decorrentes de suacorreção mensal pela inflação oficial. Isto gerou um descrédito dos consumidores à atuação governamental e por sua vez uma queda na demanda que culminou com desemprego e desinvestimentos na economia quenecessitava de um aquecimento para produção e crescimento que o sistema econômico tanto precisava. Com o confisco da poupança, o Plano Collor instituiu a nova moeda que ficou denominada de Cruzeiro...
tracking img