Plano collor 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC- Francisco Morato


Técnico Contábil




















Matemática Financeira


Centro Técnico Paula de Souza ETEC-Francisco Morato-Sp.













Matemática Financeira, Juros e Amortização.











































FranciscoMorato-São Paulo-SP


2012






Centro Técnico Paula de Souza ETEC-Francisco Morato - SP


Introdução

Desde que o homem percebeu que existia uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo, onde os valores acumulados se desvalorizavam em termos de futuro, estes sentiram a necessidade de estabelecer novos conceitos em relação as suas transações comerciais efinanceiras, criando-se assim, o conceito de juros, que tem sido amplamente utilizado ao longo da história da matemática financeira e é de fundamental importância para a tomada de decisões em investimentos. Por isso, o estudo da história do mundo dos negócios, como ele se apresenta na atualidade. Uma história que apesar de ter começado com o escambo, que era a troca de mercadorias por mercadorias, e deao longo do tempo ter passado por várias mutações até chegar aos dias atuais, onde se trocam mercadorias por dinheiro, não necessariamente moedas, e sim, em uma grande maioria de vezes por títulos que representam valores; em sua síntese não mudou muito, pois, ainda mantem-se os mesmos conceitos existentes desde o princípio dessa história. Matemática financeira é de vital importância para quem quercompreendê-la.
































1. MATEMÁTICA FINANCEIRA
Conceitos básicos

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. De bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para

Capital

OCapital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras)uros
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos osSimples:

No regime de juros simples, a taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. Esse tipo de correção monetária não é utilizado pelo atual sistema financeiro, mas é peça fundamental para os estudos relacionados à Matemática Financeira. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compras a prazo,aplicações bancárias, pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico.

O calculo de juros simples é feito em relação ao capital inicial, período a período. Desse modo, o valor do juro é constante em cada período.



Quando se deposita ou empresta certa quantia, denominada capital por certo tempo, recebe-se como compensação outra quantia, chamada juros.2. Juros

O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve serrecompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.



Quando usamos juros simples e juros compostos?



A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão...
tracking img