Plano Cedrá e Plano de Haussmann

691 palavras 3 páginas
Plano de Haussman x Plano de Cerdá

Paris ainda medieval em sua estrutura urbana numa cidade moderna, Haussmann propôs um plano radical. Antes do plano de Haussmann, paris sofria grandes problemas característicos da época, como, água poluída, ausência de sistema de esgoto adequado, influência de espações abertos para cemitérios e parques, áreas de habitações miseráveis, tráfego congestionado e sistema viário inadequado. A abertura de novas avenidas, retas e largas, visou ao mesmo tempo a arejar os quarteirões insalubres e facilitar a circulação de tropas, permitindo o transporte rápido da artilharia para qualquer ponto da cidade que ficasse sob a ameaça de algum levante revolucionário. O plano se estruturou basicamente a partir de três obras: a reforma da Cité, o cruzamento viário da cidade e a construção de novos boulevards. Na periferia, construíram-se grandes jardins.
A criação de eixo (N-S e L-O), os mais substanciais, criando um sistema de comunicação rápido e eficiente. O núcleo medieval é cortado em todos os sentidos, isto ocasionou a demolição de muitos bairros antigos, especialmente aqueles considerados perigosos, situado no Leste, que eram o foco de todas as revoltas populares.
• Os edifícios ocupam, de modo geral, os quarteirões.
• Seu gabarito conforma-se à largura da via.
• Os edifícios possuem 5 pisos, com varanda no 2º e 5º andares.
• Cobertura de mansarda com lucarnas.
• O piso térreo é destinado a usos comerciais.
A influência do plano Haussmann foi praticamente universal e se traduziu em reformas realizadas não só em diversas cidades da França como em Roma, Viena, Madri, Barcelona e outras.
Apesar das melhorias neste plano de Haussmann, houve consequências negativas como, as aberturas das ruas que causou desapropriação dois imóveis. Tais obras fizeram subir o preço dos terrenos circundantes. A construção de esgotos e aquedutos exigem uma regularidade planimétrica e altimétrica das construções. A manutenção das instalações urbanas

Relacionados