Plano cartesiano

Plano Cartesiano
A ideia do plano cartesiano foi desenvolvida em 1637 por René Descartes, e tem esse nome em homenagem a ele, porém também chamado de eixo de coordenadas cartesianas.
É composto deduas retas perpendiculares, uma na horizontal e outra na vertical, e é usado principalmente na geometria.
Quem foi René Descartes

René Descartes foi um filósofo e matemático nascido em La Haye,França em 31 de março de 1596. Nascido em uma próspera família de burgueses, René recebeu educação jesuíta, na qual ele se desapontou com o ensino, assim então, criou seus próprios métodos, no seulivro Discours de la méthode ele desenvolveu ideias geométricas e matemáticas, dentre elas o plano cartesiano, criado com o intuito de se localizar em um determinado ponto.
Como utilizar o planocartesiano

O plano cartesiano é formado por quadro quadrantes e a origem, que é o encontro das retas, pela reta horizontal (x) chamada de eixo das abscissas e a vertical (y) de eixo das ordenadas.Para localizar pontos no plano cartesiano, devemos primeiramente localizar o valor correspondente na abscissa (horizontal) traçando uma outra reta, paralela ao eixo vertical. Depois localizar o valorcorrespondente na ordenada (vertical) traçando outra reta, paralela ao eixo horizontal. E por fim a intersecção das retas auxiliares é a coordenada de localização do ponto.

P1 = (-2,3) abscissa-2, ordenada 3
P2 = (-3,4) abscissa -3, ordenada 4

O plano cartesiano é usado para muitas finalidades, em mapas e principalmente em sistemas de localização, como o GPS de aviões que para não seperder usam método parecido, o da latitude e longitude.
Plano cartesiano e os gráficos
Para fazer graficos traçaremos uma linha de y = -2x+5, por exemplo. A linha será crescente porque o coeficienteangular é positivo.
Na função crescente, à medida que os valores de x aumentam os valores de y também aumentam; ou à medida que os valores de x diminuem, os valores de y diminuem.

Já na função...
tracking img