Plano bresser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ




ARIELY RONCHI

GABRIELA ANTEZANA
LUCIANA FILGUEIRAS
NATALIA TOMONAGA
RICARDO PRADO





PLANO BRESSER E PLANO VERÃO











Balneário Camboriú,
2012
[pic]
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ





ARIELY RONCHI

GABRIELA ANTEZANA
LUCIANA FILGUEIRAS
NATALIA TOMONAGA
RICARDO PRADO







PLANO BRESSER E PLANOVERÃO













Balneário Camboriú
2012

SUMÁRIO

1. Introdução
2. Contexto socioeconômico do Brasil na década de 80
3. O Plano Bresser
4. Os Principais Objetivos do Plano
5. Principais medidas do Plano Bresser
6. Políticas do Plano Bresser
7. Conseqüências
8. Descontrole do Plano
9. Resultados Positivos do Plano Bresser
10. ResultadosNegativos do Plano Bresser
11. Fim do Plano Bresser
12. Considerações Finais do Plano Bresser
13. O Plano Verão
14. Ajuste Fiscal
15. Comparação entre o Plano Real e Bresser
16. Fim do Plano
17. Conclusão
18. Referências














1. Introdução




O objetivo deste trabalho é apresentar de forma simples uma parte da nossa história, no que dizrespeito à condução de nossa política monetária ao longo do período que vai de 1987 à 1988 com o afamado “Plano Bresser”.
Plano esse, que tenta na forma de decreto, substituir o então fracassado plano cruzado mas se mostra ineficaz tanto quanto o plano que o deu lugar, não dando conta de estabilizar a inflação em nosso país, e cedendo lugar posteriormente ao “Plano Verão”.

2. Contextosocioeconômico do Brasil na década de 80


É importante lembrar que na década de 80 o país enfrentou uma das maiores recessões da sua história associadas a contas externas , houve também uma redução do fluxo de empréstimos dirigidos a economia brasileira, pelas taxas de juros internacionais estarem altas e assim aliadas ao crescimento do serviço da dívida, levando a economia a uma espiralinflacionária.
Para combater o mesmo houve a implantação de um plano em 1986 chamado: O plano Cruzado, o qual visava controlar o alto índice inflacionário através da contenção do excesso da demanada, por meio de medias como: o aumento do salário real, redução de imposto, redução da taxa de juros, consumo estimulado e congelamento do cambio, tendo por consequencia um efeito inverso de seconstituir no sinal para o realinhamento dos preços que trouxe a inflação de novo a níveis elevados, que acabou fracassando e dando um fim ao plano.
Nesse contexto havia a necessidade de encontrar um plano que viabilizasse o equilíbrio dos preços e foi logo em seguida implantado um novo Plano com novos métodos e estratégias chamado o Plano Bresser.



3. O Plano Bresser




O planoBresser foi apresentado em 16 de junho de 1987 atravéz de decretos lei 2335/87, 2336/87 e 2337/87 pelo então Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira no governo de José Sarney, e tinha a missão de controlar a inflação herdada do fracassado Plano Cruzado
Em abril de 1987 Luis Carlos Bresser Pereira assume o Ministério da Fazendo do então presidente José Sarney enfrentando umainflação de 23,21%
O principal objetivo do plano não era acabar com a inflação, nem com a indexação, mas evitar a sua aceleração e a hiperinflação, e para isso era necessário diminuir o déficit público que já representava uma parte considerável do PIB, pois nesta época o governo gastava mais do que arrecardava em impostos.
Esse novo plano seguiu com medidas ortodoxas e heterodoxas incluíamo congelamento de preços e salários mas o plano tinha uma flexibilidade meior que os anteriores, já que previa a duração de 90 dias para o tabelamento dos preços, Tarifas do setor público também foram congeladas. A equipe econômica trabalhou para evitar uma valorização da moeda, o que prejudicaria as exportações.



4. Os principais objetivos do Plano

• O alto índice inflacionário...
tracking img