Plano aula - estagio supervisionado i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
Nome do estagiário: João Clécio da Silva
Colégio:Escola Municipal Ensino Fundamental Cecilia Siqueira
Serie: 9ª ano
Disciplina: Estagio Supervisionado l
Professor responsável: José Flavio Ferreira
Assunto abordado: Teorema de Tales nos Triângulos

ESTRUTURAÇÃO DO PLANO
Tema
° Teorema de Tales nos Triângulos
OBJETIVO GERAL
° Contribuir para que os alunos saibam aplicar o Teorema deTales nos Triângulos
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
° Levar o Aluno a Compreender que o Teorema de Tales se Aplica na Resolução dos Triângulos
° Introduzir a propriedade do Teorema de Tales nos Triângulos
° Demonstrar e aplicar o Teorema de Tales na resolução de Problemas.
° Introduzir a propriedade fundamental das proporções nos triângulos.
CONTEUDO PROGRAMATICO
° Teorema de Tales nos TriângulosRECURSOS
° Pincel
° Quadro branco
° Livro didático

PROCEDIMENTOS
° Comentar sobre a Importância do Teorema de Tales nosTriângulos e sua aplicação na Geometria
° Resolver Problemas Envolvendo o Teorema de Tales nos Triângulos
°Atividade Proposta em Classe

INTRODUÇÃO
Foi iniciada a aula com uma história sobre a descoberta do Teorema de Tales, bem como, a descoberta do Teorema e como passou a aplicar naresolução dos Triângulos, pela formula encontrada. Observou-se que os alunos participaram da aula com perguntas sobre a descoberta de Tales de Mileto, como era conhecido. Ficaram admirados como eram observadas as pirâmides e as sombras que as projetavam, ocasião em que se chegou à elaboração da mencionada formula.
A estratégia elaborada para se chegar ao objetivo pretendido teve imensurávelimportância, à medida que suscitou a curiosidade aos discentes, provocando um maior interesse participativo no tema debatido.
Desta maneira, teoria e prática no tema em destaque, qual seja, aplicação do teorema de tales dentro do triângulo, contribuiu para comprovar a exatidão da matemática, aplicada no dia a dia, perfilhando melhor, o verdadeiro objetivo da mencionada ciência, na formação social decada discente.
Constatou-se então, que a maioria dos alunos da classe assimilou o conteúdo e resolveram os exercícios em mínimas dificuldades, sendo, portanto, a prática recompensadora ao acadêmico da docência de matemática.

DESENVOLVIMENTO
. Após iniciar a aula, comentou-se sobre os postulados principio-lógicos do Teorema de Tales nos Triângulos e sua importância na aplicação da Geometria,subtema da matemática bastante utilizado na prática da engenharia de construção de prédios, o que por si já, representa uma enorme, contribuição socioeconômico.
Constatou-se que a maioria já havia visto falar de triângulos, porém não conhecia a história do teorema de Tales, ocasião em que procurou relatar sobre o reportado tema.
Percebeu-se a curiosidade de muitos alunos pela história de sua descobertao que contribuiu bastante para o processo de ensino/aprendizado dos alunos.
Em um segundo momento, aplicou-se exercícios em sala de aula, sobre questões teóricas envolvendo o Teorema de Tales nos Triângulos, passando-se a explicá-los as questões que envolviam as propriedades do Teorema, tanto das proporções, como das retas paralelas com relação aos seus lados.
Findo o processo discursivoapresentado pelo docente, aplicou-se uma atividade em grupo, objetivando extrair duvidas de alunos que apresentavam dificuldades nas resoluções das questões.
Agrupados vários alunos, ao fazer os grupos, mesclou-se alunos com dificuldades com alguns mais envolvidos com o tema, melhorando desempenhos no assunto abordado com relação à matéria.
Após intervalo, aproveitou-se para fazer a chamada dos queestavam presentes. Em seguida aplicou-se trabalho para nota individual do livro didático de Matemática e para ajudá-los no trabalho, momento em que tirou-se, dúvidas sobre o tema.
Concluiu-se ter sido bastante aproveitador os momentos experimentados em sala de aula, com a turma do nono ano, que estava estagiando, sendo orientador o professor José Flavio, o qual se mostrou bem prestativo, orientando...
tracking img