Plano Analitico De Fisica UCM PRESENC

1628 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
FACULDADE DE GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS E MINERALOGIA

PLANO ANALÍTICO

NOME: Ciências Básicas ANO LECTIVO: 2014
CÓDIGO: (DM F11) CARGA HORÁRIA: 36 horas
OBSERVAÇÃO: Obrigatório
DOCENTE: Américo de Deus A.Bivar
DISCIPLINA: FÍSICA

0. JUSTIFICAÇÃO:
Grande parte dos problemas que se enfrentam nos processos de mineração, de prospecção e de processamento, são, sobretudo de natureza mecânica.Por isso, o estudante deverá saber aplicar princípios da física a problemas técnicos. Assim, o enfoque desta disciplina é fornecer as bases de física para os problemas de engenharia, geologia e processamento de minerais, com um alto grau de proficiência em estática e dinâmica, podendo fazer parte a a hidráulica e electricidade.

1. OBJECTIVOS GERAIS: o estudante deverá saber aplicar princípios da física a problemas técnicos. As bases de Física para os problemas de engenharia e processamento de minerais, residem na estática, dinâmica e hidráulica.

2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Os estudantes que completarem com sucesso este módulo serão capazes de aplicar as principais leis da Física em diversas situações como:
Propor soluções e métodos aplicáveis aos problemas de natureza Mecânica em particular, estática e dinâmica; e selecionar o melhor método aplicável a problemas de natureza hidráulica.

3. PLANO TEMÁTICO:



TEMA

HORAS DE CONTACTO
HORAS DE ESTUDO
1.
Vectores
9

2. Forças e Estática
15

3.
Ciência de maquinaria
3

4.
Dinâmica
9

5.
Hidráulica
3

4. MÉTODOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM:

Aulas serão do tipo seminários com apresentações orais por parte dos estudantes sob assistência do docente, práticas na sala de aulas, consulta bibliográfica e trabalhos de pesquisa em grupos.

5. AVALIAÇÃO:

Este módulo será avaliado do seguinte modo:
Dois testes escritos e um exame escrito.
Um trabalho escrito/ relatório, com sua apresentação oral.
A média

Relacionados