Plank E Difra O De El Trons

1521 palavras 7 páginas
FÍS513 - EXPERIMENTO 4
FÍSICA MODERNA

1. OBJETIVO
O experimento tem como objetivo a determinação da constante de plank.
Além disso, esse relatório tem como objetivo a comprovação da teoria de Broglie para o experimento realizado. Com a análise dos dados obtidos em laboratório, é possível afirmar se as teses de Broglie se aplica, ou não, ao caso.
2. INTRODUÇÃO - Constante de Plank
Antigamente os fenômenos físicos eram explicados pela Fisica Classica, de acordo com a mecânica Newtoniana. Alguns fenômenos eram um grande impasse para a Fisica Classica, como o efeito fotoelétrico e o espectro dos elementos. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons provocada pela incidência de radiação eletromagnética sobre algum material. Quando um material em equilíbrio recebe energia, seus elétrons tendem a "saltar" para camadas mais externas, ou seja, de maior energia. Porem, quando o material para de receber essa energia, ele volta à sua posição de equilíbrio emitindo essa energia em forma de fóton (feixe discreto de energia). No ano de 1900, Max Planck estudando o eletromagnetismo propôs que um oscilador não vibraria com qualquer energia, apenas com energias especificas. O valor dessas energias foi chamado de quantum de energia. A energia desse quantum poderia vir a ser calculada pelo produto de um número natural pela frequência de onda eletromagnética e por uma constante universal, a chamada constante de Planck. Em 1905, Einstein publicou artigos sobre Relatividade e Mecânica
Quântica, chegando ao mesmo resultado para a constante de Planck, porém com bases físicas mais fortes.
Em 1924, a tese de doutorado do 7º Duque de Broglie defendia a tese de um comportamento dual onda-partícula, caracterizando as propriedades da matéria à radiações eletromagnéticas.
Sendo assim, um fóton, por exemplo, apresentaria as propriedades de partículas materiais, como o elétron. Apresentando características ondulatórias.
Segundo Broglie, um feixe de partículas materiais pode-se

Relacionados

  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas