Planimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
*
*
Universidade Feral do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental

Planimetria

NARA MOURA
Belém-PA2013

NARA MOURA

*
*
*
*

* PlanimetriaTrabalho avaliativo de conclusão do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental referente ao 3º semestre, da disciplina de Topografia.Orientadora: Prof.ªEvelyn Gabai.

Belém-PA 2013
1. INTRODUÇÃO
A planimetria é uma das operações fundamentais da Topometria. Utilizando por meio do levantamento de informações em campo, a descrição geométrica de uma determinada região dasuperfície terrestre descrevendo fielmente a representação da área estudada.
A topometria é a operação fundamental da Topografia, por permitir essa obtenção de informações baseado no estudo de processos de medidas, distâncias, diferenças de nível e ângulos, podendo ser dividida em duas partes: A planimetria e a altimetria. Neste Estudo Dirigido, serão apresentados e discutidos os principais exemplosde planimetria na área da Engenharia Sanitária e Ambiental, estudando e estabelecendo os procedimentos de levantamento de dados para determinar as medidas no plano horizontal em um plano topográfico através das coordenadas X e Y, na obtenção dos ângulos azimutais, desprezando a altitude.
Segundo o autor DOMINGUES (1979), “Compete ainda à Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaboradosde Engenharia”. Contudo o estudo da Topografia se faz necessária em vários ramos das Engenharias, Arquitetura e Agronomia. Na Engenharia Sanitária e Ambiental, de um modo geral, é indispensável o correto estudo e conhecimento do terreno onde serão implantadas as futuras obras de execução de redes de água e esgotos, drenagens e retificações de cursos d'água, levantamento de uma área paraurbanização. Deste conhecimento e de seu bom aproveitamento decorrerão consequências econômicas, técnicas e estéticas da obra. Mesmo durante a fase de execução são indispensáveis os conhecimentos topográficos no seu acompanhamento.

2. ALGUNS MÉTODOS DE LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO
2.1 Método por Irradiação
Este processo é utilizado para levantamento de pequenas áreas ou,principalmente como métodoauxiliar à Poligonção, e consiste em escolherum ponto conveniente para instalar o aparelho, podendo este ponto estar dentro ou fora do perímetro, tomando nota dos azimutes e distâncias entre a estação do teodolito e cada ponto visado.Além de ser simples, rápido e fácil, ele tem a vantagem de poder ser associado a outros métodos (como o do caminhamento, por exemplo) como auxiliar na complementação dolevantamento, dependendo somente doscuidados do operador, já que não há controle dos erros que possam ter ocorrido.Devido a esses erros é aconselhável ao operador não abandonarimediatamente o ponto de origem, para verificar se todos os dadosnecessários foram levantados. A conferência pode ser feita através da soma dos ângulos em torno do ponto de origem que deverá dar 360º, como já sabemos.Éimportante lembrar que se houver lados curvos ao longo dapoligonal, haverá a necessidade de se fazer um maior número deirradiações, de forma que estas permitam um bom delineamento das curvas.
2.2Método por Intersecção
Chamado assim por fazer a intersecção entre as medidas de doispontos (duas estações). Este método se resume em visar da estação A (que chamaremos base) os vértices do polígono, e ler osazimutes de cada um.Logo depois transporta-se o teodolito para uma segunda estação B, da qual lê-se pontos já visados por A, lendo-se as deflexões.Para maior exatidão escolhe-se uma base que pode ser dos lados do polígono, ou então, um ponto no interior do mesmo.
A exatidão doprocesso depende essencialmente da escolha da base. Este é o únicoprocesso que se emprega quando alguns vértices do...
tracking img