planilha irrigaç;ao

4785 palavras 20 páginas
DOENÇAS FÚNGICAS NA CULTURA DO MAMOEIRO

INTRODUÇÃO

Segundo OLIVEIRA (1994), o mamoeiro é uma planta tipicamente tropical, cujo centro de origem é, provavelmente, o Noroeste da América do Sul, onde a diversidade genética é máxima. Sendo o Brasil, o principal produtor mundial de mamão, com a participação no ano de 1990 de 4.432.000t de frutos, correspondente 37,23% do total produzido no mundo.

A cultura do mamoeiro tem-se caracterizado, a partir da década de 70, como migratória, em função do mosaico do mamoeiro que tem sido, a principal doença desta espécie nas condições brasileiras. Apesar da ameaça que o mosaico constitui para a cultura, desde a sua constatação, os produtores negligenciaram as medidas preventivas, na sua maior parte devido à falta de informações sobre a gravidade do problema, culminando no abandono de seus pomares. A migração da cultura, portanto, tornou-se a principal medida para a continuidade das explorações por parte dos produtores tradicionais e de grupos da cadeia de comercialização (RUGGIERO, 1988).

Devido à introdução de cultivares havaianos do grupo Solo e híbridos chineses do gripo Formosa nos anos de 1976/77, a cultura retomou sua importância econômica no Brasil, provocando uma significativa expansão da comercialização do fruto, devido a sua grande aceitação no mercado externo e interno (MARIN et al., 1995).

A produção brasileira concentra-se atualmente nos estados da Bahia, Espírito Santo e Pará, consideradas as maiores regiões produtoras do país (OLIVEIRA, 1994). Com aproximadamente 5.046 ha cultivados e uma produção estimada para 1995 de 237.840 toneladas, o Espírito Santo é considerado o maior produtor de mamão do grupo Solo do país (FIBGE, 1995).

Cultivado comercialmente em todo o mundo, os cuidados com seus produtos em relação às doenças que porventura surjam, devem ser os mais adequados possíveis. De modo que, a produção esteja garantida ao final do seu processo de obtenção. No presente trabalho, serão

Relacionados