Planilha de dados no excel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SITUAÇÃO 1;

O ácido clorídrico, também conhecido como cloreto de hidrogênio, é extremamente ácido e corrosivo. Sendo assim, uma empresa querendo comercializar o talácido clorídrico, sabendo que é permitido apenas uma determinada quantidade do reagente puro, dissolveu-o em algum reagente específico e depositou-o em um recipiente.A quantidade permitida do reagente puro foi considerada em moléculas, e o máximo de moléculas que esse recipiente deveria conter, para ser considerado ACEITO, seriam 30moléculas, passado disto, o ácido clorídrico seria considerado IMPRÓPRIO.





REALIZAÇÃO DA PLANILHA

A primeira coluna da tabela mostra a quantidade deátomos de Hidrogênio presentes na reação, a segunda coluna mostra a quantidade de átomos de Cloro envolvidos na reação, a terceira coluna mostra o produto da equação (ácidoclorídrico) e a quarta coluna mostra a situação final do produto.
A tabela demonstra que a quantidade de átomos de Hidrogênio e de Cloro devem ser iguais, e o produtodeve seguir essa mesma quantidade, sendo necessário dois átomos de cada um, por exemplo, para formar duas moléculas do gás. Na coluna do Cloro, usa-se a fórmula =A2, porexemplo. Na coluna das moléculas do ácido, usa-se a fórmula da média entre a coluna do Hidrogênio e a coluna do Cloro, fazendo com que a quantidade de moléculas sejaigual; portanto a fórmula é =média(A2:B2), por exemplo. Na coluna da Situação, usa-se uma fórmula condicional, para expressar que aquele valor só será aceito se aquantidade de moléculas formada for menor do que 30, caso contrário, o valor será considerado impróprio; a fórmula utilizada no caso é =SE(C2>=30;"Impróprio";"Aceito").
tracking img