Planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
11. U.E. Ponta Grossa-PR Sobre vírus, assinale o que for correto.
01. O Vírus é o único ser vivo acelular.
02. Seu material genético é exclusivamente o RNA.
04. AIDS, raiva, tétano, coqueluche e sífilis são todas doenças causadas por vírus.
08. Os vírus também causam várias doenças aos animais e às plantas.
16. Os vírus não manifestam atividade vital fora da célula hospedeira.
Dê comoresposta a soma das alternativas corretas.

13. UnB-DF A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa d’água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquerproteção para evitar que seja contaminada– transforma-se em piscina para o Aedes aegypti, que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro. Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os itens, usando C (certo) ou E (errado).
( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
( ) O simples contato do Aedes aegypti coma água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora da dengue.
( ) Para “evitar que seja contaminada” pelo Aedes aegypti a água estocada nos recipiente referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem. ( ) O homem é hospedeiro intermediário do Aedes aegypti.

15. PUC-PR Uma dificuldade enfrentada pelos pesquisadores que buscam uma vacina para combater e prevenir aAIDS, deve-se ao fato de o vírus da AIDS:
a) Não possuir a enzima transcriptase reversa.
b) Sofrer constantes mutações no seu material genético.
c) Alterar seu material genético entre DNA e RNA.
d) Ser um vírus de RNAr, para os quais é impossível fazer vacinas.
e) Possuir uma cápsula lipídica que impede a ação da vacina.

17. Univali-SC “No Brasil, a diarréia é responsável pela morte de5.000 crianças por ano (4.200 até um ano deidade). O grande vilão apontado pelos médicos é o rotavírus. Desde a sua descoberta, em 1973,os virologistas têm se dedicado à produção de uma vacina, para
tentar erradicar a doença. A vacina vem sendo testada desde o início da década, porém com um índice de eficiência (75%)menor que o da vacina contra o sarampo (95%). No entanto, o produto final,aprovado, agora, nos E.U.A., é dez vezes mais potente. A nova versão da vacina deverá ser testada, aqui no Brasil, ainda este ano. Se apresentar bons resultados em termos de efeitos colaterais, deverá fazer partedo calendário de vacinação.”
A vacinação contra vírus exige a infecção por microorganismos vivos, previamente enfraquecidos, desenvolvidos em meios de cultura especiais. Esses vírus:
a)conservam os anticorpos indispensáveis à imunização;
b) conservam os antígenos indispensáveis à imunização;
c) são atacados por antígenos fabricados pelo organismo vacinado;
d) induzem a formação de antígenos;
e) induzem o desenvolvimento da doença.

18. Mackenzie-SP Assinale a alternativa que NÃO apresenta correspondência entre a doença, o agente causador e o agente transmissor.
a) febreamarela, vírus e Aedes aegypti
b) dengue, vírus e Aedes aegypti
c) malária, protozoário e Anopheles
d) elefantíase, protozoário e Culex
e) doença de Chagas, protozoário e Triatoma

21. UnB-DF
O município de Bauru, no interior de São Paulo, registrou o primeiro caso de leishmaniose em cão. O médico veterinário que atendeu à ocorrência disse que se tratava de leishmaniose
visceral, doença graveporque é transmissível para humanos e mata na maioria dos casos. O primeiro cão com a doença foi sacrificado pelo veterinário. A suspeita que está sendo investigada é de um segundo cão, que vivia no mesmo quarteirão. Se a doença for confirmada na sua forma mais grave, Bauru será a segunda região do Estado a ter o registro. O município de Araçatuba já sacrificou este ano 908 cães doentes. A cidade...
tracking img