Planejamneto e avaliação na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUMARÉ

Resenha

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA:
Articulação e necessária determinação ideológica.

Nome: Débora de Oliveira Farias Ra:1014720

São Paulo
2011

ResenhaLUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na Escola: Articulação e necessidade na Escola. Série Idéias n°15. São Paulo: FDE, pagina 115-125, 1992.

O texto a serresenhado “Planejamento e Avaliação na Escola” de Carlos Cipriano Luckesi tem por objetivo trazer a nós leitores uma reflexão sobre a construção e a prática do planejamento e a importância da avaliaçãoque subsidia essa construção.

O texto “Planejamento e Avaliação na Escola” é estruturado por oito sub-temas: Intencionalidade da ação humana; Planejamento e Comprometimento Ideológico; Planejamentocomo um modo de Prever a Administração de recurso; Planejamento na Prática: o que tem sido; Planejamento Escolar: o que pode ser; A atividade Escolar de Planejar; Avaliação: Instrumento subsidiárioda construção do projeto da ação; Planejamento e Avaliação.

Luckesi inicia seu texto dizendo da intencionalidade da ação humana, ou seja, o homem age em função de construir resultado, seja elealeatoriamente ou planejado. Ele utilizou um texto de ANGELS (1876) para subsidiar em uma definição de como o ser humano se constitui através da ação dizendo: O animal age sobre a natureza para suasobrevivência, porém o ser humano a modifica para seu bel prazer.
Planejar para Luckesi é a atividade intencional pela qual projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por essa razão ele não éneutro e sim ideologicamente definido. O planejamento na Educação de nosso país para o autor é sem compromisso, como se fosse uma atividade neutra. Esse a cada dia que passa fica mais técnico epouco ou nada é discutido a respeito do social político da ação que está sendo planejado. Para ele há um senso comum que governa atividade educativa. Luckesi observou que nas publicações, no ensino, o...
tracking img