Planejamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração de Projetos e Negócios – Ap II
AS NOVE ÁREAS DE CONHECIMENTO: O conhecimento necessário para a gestão de projetos, o chamado “corpo do conhecimento ou universo do conhecimento em Gerência de Projetos” (PMBOK) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da profissão de gerência de projetos. Como qualquer outra profissão - engenharia, medicina e informática- o conjunto de conhecimentos baseia-se na contribuição daqueles profissionais e estudantes que aplicam esses conhecimentos no dia a dia, desenvolvendo-os. Este conhecimento está organizado por uma série de disciplinas, as chamadas áreas do conhecimento. O PMBOK decompõe a estrutura do gerenciamento do projeto em áreas essenciais da gerência de projetos, processos principais e auxiliares. Cadaárea do conhecimento ou disciplina organizada em capítulos no PMBOK trata dos seguintes aspectos do projeto:

Trabalho do projeto: ou os aspectos do produto que será desenvolvido, cada produto exige um tratamento especial, dependendo de sua natureza: um prédio, um software, ou um programa de treinamento. A preocupação aqui é com o QUÊ, e cuidar para que não hajam desvios durante o projeto,executando aquilo, e somente aquilo, que o projeto se propõe. Tempo necessário: para que o produto seja implementado; trata do QUANDO? Recursos: que podem ser traduzidos em custos, já que tudo na vida para ser feito precisa de dinheiro para sua execução. Necessidades e expectativas: o cliente ou o interessado que “comprou” o projeto para a construção de um determinado produto ou serviço (deliverable), temuma determinada necessidade que precisa ser atendida para que este deliverable seja aceito. Pessoas: projetos são realizados por seres humanos, pessoas que tem suas motivações, anseios e conflitos, e precisam ser estimuladas a trabalhar seja individualmente ou em equipes para atingir os objetivos do projeto. Comunicação: para que todos os elementos do projeto saibam o que se espera deles, o quedeve e como deve ser feito o trabalho, o que se passa no projeto, quem deve ser informado do que, e quando, todo o capital intelectual somado através das lições que aprendemos, requer uma comunicação forte e saudável, bem articulada, sem ruídos ou mensagens dissonantes.

AP II - Mar/2013 – UNAERP – Campus Guarujá – Prof. Fábio Isoldi

Página 1

Elaboração de Projetos e Negócios – Ap IIIncerteza: projetos tem por definição fazer algo único, que nunca foi feito antes. Existe aí uma dose de incerteza no que irá acontecer, do que realmente será necessário. É uma aposta, teremos que imaginar o que poderá dar errado, e a isso chamamos de risco. Então passa a ser importante identificá-los, quantificá-los e estarmos preparados para enfrentá-los. Terceirização: muitas vezes não temos acompetência necessária “em casa” para execução das tarefas, torna-se necessário buscar recursos de fontes externas, onde o controle e o comprometimento são tratados de forma diferente. Coordenação dos elementos do projeto: através de um plano desenvolvido durante a fase de planejamento do projeto, utilizado para guiar a execução do projeto e servir de referência (base) para seu controle e identificarsua conclusão.

Os aspectos dos projetos são cobertos pelas nove áreas do conhecimento:
Trabalho : é tratado pelo gerenciamento do escopo do projeto que descreve os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo e tão somente o trabalho necessário para ser concluído com sucesso. Consiste nos processos de iniciação, planejamento do escopo, definição de escopo, verificação doescopo e controle de mudanças do escopo. Tempo : é tratado pelo gerenciamento do tempo do projeto que descreve os processos utilizados para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. Consiste na definição de atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa de duração de atividades,

desenvolvimento da programação e seu controle. Recursos : é tratado pelo gerenciamento de custos do...
tracking img