planejamentopedaggico 111002073526 phpapp02

1278 palavras 6 páginas
PLANEJAMENTO
“A experiência não vem de se ter vivido muito, mas de se ter refletido intensamente sobre o que se fez e sobre as coisas que aconteceram.”
(Danilo Goldin)

É notório o fato de o planejamento ser uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Cada vez mais, a atitude de planejar ganha importância e torna-se mais necessária principalmente nas sociedades complexas do ponto de vista organizacional. Hoje em dia, fala-se muito do ato de planejar e de sua importância. Mas, afinal, o que é planejamento?
Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e traçar estratégias de ação para superar as dificuldades e alcançar os objetivos desejados.
Portanto, o Planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. Nesse sentido, planejar é uma atividade tipicamente humana e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos.

PLANEJAR POR
QUÊ?

A primeira coisa que nos vem a mente quando perguntamos sobre a finalidade do planejamento é a eficiência.
Com relação ao planejar podemos afirmar o seguinte: o planejamento é um norteamento (roteiro), sem certeza dos pontos de chegada. Por esta razão todo planejamento busca estabelecer a relação entre a previsibilidade e a surpresa.
Devemos considerar que cada relação sempre terá os componentes da incerteza, da singularidade e do conflito de valores.
O planejamento visa também a eficácia por isso é importante que façamos as coisas como devem ser feitas.
O sucesso das nossas ações dependem de um bom planejamento, para tanto, precisamos concebê-las como uma prática que sublinhe a participação, a democracia e a libertação.
Portanto, planejamos porque acreditamos que o plano serve de suporte para o encaminhamento das mudanças, além de tornar real aquilo que se deseja, promovendo o desenvolvimento de alguém ou de algo.
Planejamos porque não podemos e não devemos pegar a “receita do bolo” do meu colega, colocar em uma forma diferente e

Relacionados