planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Aminoácidos
1. Os aminoácidos são "blocos de construção" das proteínas.
2. Como mostrado no diagrama, os aminoácidos têm uma mesma estrutura geral, contendo um grupo amina, um grupo carboxila e uma cadeia lateral de tamanho variável, chamada grupo R.
3. 20 aminoácidos diferentes são usados para fazer as proteínas. Eles diferem um do outro pela estrutura e propriedades do grupo R, o qualpode ser polar e carregado, polar e não-carregado, ou hidrofóbico


Ligação peptídica
As cadeias polipetídicas das proteínas são polímeros lineares, constituídos por aminoácidos ligados por ligações peptídicas. Cada aminoácido tem um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH) que são usados para formar a ligação peptídica. 


Como mostrado no diagrama, a ligaçãopeptídica se forma entre o átomo de carbono (C) do grupo carboxila e o átomo de nitrogênio (N) do grupo amina. Os elementos que compõem a água são removidos como um co-produto da reação. A água (H2O) se forma a partir do -OH do grupo carboxila de um dos aminoácidos e de um átomo de hidrogênio do grupo -NH2 do outro aminoácido. 


Cadeias polipeptídicas

No diagrama abaixo, é possívelseparar visualmente os aminoácidos nos pontos em que há ligações peptídicas. Note que o esqueleto do peptídeo é formado por um padrão repetitivo de átomos N-C-C, que correspondem, respectivamente, aos átomos N-amino, C-alfa e C-carbonílico dos aminoácidos individuais. Os grupos mostrados como R1, R2, R3, etc., representam as cadeias laterais dos diferentes aminoácidos.




Fórmulasestruturais de amino ácidos

alanina

serina

asparagina

ácido aspártico

cisteína

glicina

histidina

homocisteína

valina

metionina


norvalina

glutamina

ácido amino butírico

arginina

fenilalanina

ácido glutâmico

leucina

lisina

serina

tirosina

triptofano

As proteínas também são chamadas de polipeptídeos, porque os aminoácidos que as compõesão unidos por ligações peptídicas (uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um amino ácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro amino ácido, através da formação de uma amida. A ligação C-N, em um peptídeo, é especial: é 10% mais "curta" do que uma ligação C-N normal, e o ângulo de ligação também é diferente do esperado para um carbono sp2. Isto porque a ligação peptídica, naverdade, apresenta uma estrutura de ressonância, tendo um forte caráter de dupla ligação - explicando, também, a rigidez desta ligação e sua planaridade. Através destas ligações, os amino ácidos formam cadeias longas; a maioria das proteínas tem mais de 200 amino ácidos. Todos os amino ácidos tem, em comum, um carbono (chamado de carbono alfa) ligado a um grupo amino e a um grupo carboxila. Estecarbono alfa é um centro estereogênico e, com exceção da glicina (porque não é assimétrica), todos os amino ácidos, em todos os organismos vivos terrestres, só aparecem sob a forma L (desvia a luz polarizada para a esquerda) .


Cadeias Laterais dos Aminoácidos (grupos R)

Vinte tipos diferentes de aminoácidos são encontrados nas proteínas. As cadeias laterais (grupos R)diferem nas propriedades químicas. Algumas delas são polares, mas não têm carga elétrica. Outras são polares e têm uma carga elétrica positiva ou negativa em solução aquosa.
Os aminoácidos com cadeias laterais polares são ditos hidrofílicos (têm afinidade pela água), porque estabelecem interações fracas com as moléculas da água. Os grupos R dos aminoácidos hidrofílicos contêm átomoseletronegativos como O e N. Alguns aminoácidos são apolares (hidrofóbicos) porque suas cadeias laterais são constituídas principalmente por cadeias de hidrocarbonetos.

Exemplos de diferentes classes de aminoácidos:
















Proteínas diferentes têm estruturas e propriedades diferentes devido à localização específica de aminoácidos hidrofílicos ou hidrofóbicos....
tracking img