Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
.
2.1 Organizações
Segundo CHIAVENATO, (2003) as organizações são vistas como agrupamentos humanos construídos na intenção de atingir fins específicos.
As organizações são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos ou propósitos.
(CHIAVENATO, 2003, p. 291)
As organizações estabelecem relações com oambiente, onde influencia e é influenciada pelo mesmo, e, para ser legítima necessita da aceitação do ambiente externo, por se tratar de um sistema aberto. De acordo com CHIAVENATO (CHIAVENATO, 1994, p. 22) as características estruturais das empresas dependem das características do ambiente que as circundam.
Segundo Maximiano ( 2004 ) o resultado do processo de organização é uma estruturaorganizacional. A escolha da estrutura organizacional é uma das principais decisões da administração das organizações.
2.2 Estrutura Organizacional
De acordo com Oliveira (Oliveira, 2007, p. 3), a estrutura organizacional procura demonstrar a disposição de departamentos, cargos e pessoas dentro de uma empresa e as relações existentes entre eles.
Ainda, segundo Oliveira (Oliveira, 2007, p. 4) aestrutura organizacional propicia que as organizações mantenham-se no tempo e alcance seus objetivos ou funções, e que para definirmos uma estrutura organizacional são necessários dois elementos, diferenciação e integração.
A diferenciação seria a divisão do trabalho, que é a especialização dos indivíduos nas funções que exercem dentro da organização.
De acordo com Paul R. Lawrence e Jay W. LorsuhLapud (Oliveira, 2007, p. 06) a diferenciação é ocasionada internamente à organização em fatores externos a ela, quanto mais diferenciado o ambiente em que a empresa atua, mais diferenciadamente ela se estrutura.
Segundo Oliveira, (2007) a divisão do trabalho ou diferenciação apresenta vantagens, na medida em que regula interesses individuais e os subordina aos interesses coletivos, o que leva amaior controle da organização. Quanto mais divisão do trabalho dentro da organização, maior diferenciação esta apresentará.
Com a existência da diferenciação nas organizações, poderia ocorrer que as partes perdessem a capacidade de relacionamento interno. Correr-se-ia o risco das decisões, ações ou comportamentos seguirem rumos diferentes. Para que não ocorra a perda dessas interações, deveexistir um processo inverso, que busque a união dos esforços separados. Esse elemento é chamado de integração.
A integração é responsável, então, por unir os esforços ou manter as interações entre as partes do atingimento de objetivos organizacionais ou das funções estruturais. Muitas vezes chamadas de coordenação, ela ocorre por intermédio de um indivíduo em um cargo, como exemplo temos o gerente.Com a coordenação consegue-se que o trabalho que foi dividido possa ser reunido. A integração não pode anular a diferenciação e quanto mais forte for a segunda , mais forte deve ser a integração.

2.3 Tipos de Coordenação
Os mecanismos de coordenação dos “cincos” parecem explicar as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam seu trabalho: ajuste mútuo, supervisão direta,padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados do trabalho e padronização das habilidades dos trabalhadores, estes devem ser considerados os elementos mais básicos da estrutura.
(MINTZBERG, 2003, p.14)
Oliveira (2007) baseando-se nos trabalhos de Mintzberg cita algumas principais formas de coordenação de trabalho, que são necessárias para se unir os trabalhos divididos com ofenômeno da diferenciação, seriam, para Mintzberg cinco, que são:
A padronização dos processos de trabalho, que utilizam instruções ou a prévia descrição dos procedimentos, como no uso de manuais, normas, etc. Para o alcance do resultado final e o alcance dos objetivos organizacionais.
A padronização de resultados é utilizada em situaões em que se torna difícil padronizar a maneira de como...
tracking img