Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR
Vamos imaginar que um líquido se encontre em um recipiente fechado e que entre o líquido e
a tampa do recipiente tenhamos vácuo. Inicialmente o líquido evapora rapidamente e,
depois esta evaporação vai diminuindo, até ficar constante. Isto ocorre porque os vapores
formados começam a sofrer uma condensação, entrando em equilíbrio dinâmico com a
evaporação.A pressão queo vapor exerce no equilíbrio líquido-vapor denomina-se de pressão máxima de vapor.

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA
A temperatura influencia na pressão máxima de vapor de um líquido. Como a formação dos vapores é um fenômeno endotérmico, um aumento de temperatura favorece a sua formação, aumentando, assim, a pressão máxima dos vapores.

INFLUÊNCIA DA NATUREZA DO LÍQUIDO
A volatilidade de umlíquido está ligada diretamente à atração entre suas moléculas. Assim, quanto mais fracas forem as ligações intermoleculares, mais fácil será a evaporação e, portanto, maior será a pressão máxima de vapor do líquido
Como o etanol é mais volátil que a água, sua pressão máxima de vapor será também maior, na mesma temperatura. É importante saber que a pressão máxima de vapor de um líquido não depende daquantidade do líquido.

A EBULIÇÃO DE UM LÍQUIDO
Quando um líquido está sendo aquecido, algumas moléculas colidem violentamente entre
si e tornam-se livres. Com isso, forma-se porções de vapores no interior da massa líquida,
constituindo desta forma as bolhas. Estas bolhas não sobem à superfície imediatamente, isto só ocorre quando a pressão dentro da bolha igualase à pressão externa. A essefenômeno damos o nome de EBULIÇÃO.

A influencia da pressao externa na temperatura de ebulição

quanto maior a pressao (em locais de baixa altitude) maior é a temperatura de ebuliçao e de fusão da água, pois essa força diminui as mobilidades das moleculas, necessitandode uma maior temperatura para mudar de estado fisico.
quanto menor a pressao (em locais de alta altitude) menor é atemperatura de fusao e ebuliçao da agua, pois diminui-se uma força que age nas moleculas, e, portanto, necessita-se de uma temperatura menor para a agua mudar de estado fisico.

Cálculos

PROPRIEDADES COLIGATIVAS - Presentation Transcript
1. PROPRIEDADES COLIGATIVAS
2. Propriedades Coligativas - Tonoscopia: estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor ( p) de uma solução em relação aosolvente puro ( p 2 ). Soluto molecular Soluto iônico - Ebulioscopia: estuda a elevação da temperatura de ebulição ( t e ) de uma solução em relação ao solvente puro . Soluto molecular Soluto iônico - Crioscopia: estuda o abaixamento da temperatura de solidificação de uma solução ( t c ) em relação ao solvente puro. Soluto molecular Soluto iônico - Osmoscopia: estuda a passagem do solvente de umasolução menos concentrada para outra mais concentrada, através de membranas semi-permeáveis. =M.R.T
3. Exercícios 1- (UFU-MG) O arroz branco, um cereal refinado, cozinha a 373,15 K em Santos, próximo à praia. Que procedimento deve ser tomado para cozinhar o mesmo arroz em La Paz, na Bolívia, que possui 3.657 m de altitude? Responda conceitualmente explicando sucintamente o fenômeno. Dado: em LaPaz , a pressão atmosférica é de aproximadamente 62 kPa ( 1 atm = 101,325 kPa)
4. Solução Um líquido entra em ebulição, quando sua pressão máxima de vapor iguala-se a pressão atmosférica. Em lugares mais altos a pressão atmosférica é menor, portanto para entrar em ebulição precisará de uma temperatura menor. Portanto em La Paz, a água entra em ebulição abaixo de 100 0 C, o que não é suficientepara cozinhar o arroz. A alternativa seria usar uma panela de pressão. Curiosidade: em La Paz, a água entra em ebulição aproximadamente à 85 0 C.
5. 2- (Fatec-SP) Sobre pressão normal, uma dada solução, contendo 9,0 g de uma substância A dissolvida em 400 g de água, entra em ebulição a 100,26 0 C. Qual a massa molecular da substância A? Dados: Ke da água = 0,52 0 C.kg/mol
6. Solução m...
tracking img