Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O GESTOR FINANCEIRO

1. TEMA
O tema escolhido demonstrará a importância da contabilidade gerencial na administração das empresas, e o papel do contador como principal facilitador dessa tarefa, os usuários mais freqüentes da Contabilidade, as demonstrações contábeis exigidas pela Legislação.
Será apresentada de forma resumida o fluxo de caixa e anecessidade de se conhecerem os custos dos produtos e serviços para melhor administrá-los.
E por fim a definição sobre sistema de informação e sua classificação. A relação custo versus benefício, a tecnologia da informação, os sistemas de informação contábil e a sua importância também serão abordadas.

2. INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial é um dos instrumentos mais poderosos para subsidiar aadministração de uma empresa. Seus relatórios abrangem os diferentes níveis hierárquicos e funcionam como ferramentas indispensáveis nas tomadas de decisões, causando forte influência no processo de planejamento estratégico empresarial e no orçamento.
Beuren (2001) afirma que os sistemas de informação têm uma relação direta com o processo de gestão, pois são eles que dão o suporte informacionala todas as áreas da organização.

3. CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL
3.1 Contabilidade financeira
A contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apuração ou medição da riqueza (LEITE, 1988). Gonçalves e Batista (1996) definem contabilidade como "ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar,registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa".
A contabilidade por ter o patrimônio como objeto principal e por estar presente nas rotinas empresariais deverá obedecer a algumas exigências perante a Legislação, como os Princípios e as Convenções contábeis. Conforme o Artigo 3º da Resolução CFC N.º 750/93, os Princípios Fundamentais decontabilidade são:
• o da ENTIDADE: que reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial;
• o da CONTINUIDADE: está relacionado com a vida definida ou provável da entidade;
• o da OPORTUNIDADE: refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações;
• a do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: afirmaque os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações, expressos em valor presente na moeda do País;
• o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA: admite um ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais;
• o da COMPETÊNCIA: estabelece que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem,independentemente de recebimento ou pagamento;
• o da PRUDÊNCIA: determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
As convenções contábeis representam um complemento dos princípios, delimitando conceitos,atribuições e direções no trato de problemas contábeis. São elas: a Objetividade, a Materialidade, o Conservadorismo e a Consistência (OLIVEIRA, 1991).
A contabilidade financeira está intimamente ligada às rotinas contábeis da empresas exigidas pela legislação e muitas vezes não conseguem atender às necessidades que os administradores têm por informações gerenciais. Horngren (1986, p. 23) acredita que acontabilidade não pode apenas atender às necessidades legais servindo basicamente às financeiras, pois assim sua utilidade para a administração praticamente desapareceria.
Além do dever de cumprir todas as exigências impostas pela legislação, uma das principais tarefas do contador é facilitar a compreensão das informações contábeis aos administradores, demonstrando a importância da contabilidade...
tracking img