Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE MÓVEIS NA GRANDE BELÉM

Raymundo Garcia Cota

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se enquadra dentro do esforço nacional de entender as aglomerações produtivas da economia brasileira e estabelecer políticas públicas adequadas. A abordagem mais recente tem sido de Arranjos Produtivos Locais (APLs), conceito que surge no final da década de 80 (LASTRES, 1998). Adata serve para enfatizar as mudanças ocorridas no mundo, que revolucionaram as indústrias tradicionais com o advento da globalização.

Essa abordagem se fortaleceu com o êxito da experiência americana do Vale do Silício, que se espalhou por todo o mundo. Neste tipo de abordagem industrial, acentua-se principalmente a cooperação, que surge entre os membros de um APL, gerando sinergiasoperacionais decorrentes das externalidades positivas.

Este trabalho segue de perto as metodologias desenvolvidas pela RedeSist , enfatizando aglomerações empresariais, clusters e arranjos produtivos locais. As aglomerações empresariais de modo geral se apresentam como conjunto de empresas geralmente pequenas e médias de determinado setor industrial, que se localizam em determinada área geográfica, nãoapresentando relações de cooperação, mas são de suma importância para o desenvolvimento local. Os clusters e os APLs se confundem quanto conceito geral, pois ambos são caracterizados por apresentarem um certo grau de cooperação; são constituídos em sua maioria de micros e pequenas empresas, que em suas relações sinérgicas e com a ajuda de outros agentes do arranjo; propiciam ganhos econômicos,sociais, tecnológicos etc. tanto para as empresas quanto pela a localidade/região em que estes são implementados.

O trabalho se ressentiu da dificuldade em penetrar nas médias e grandes empresas, para obter os dados necessários a esta análise. Isso denota a falta de informação e integração existentes dentro do setor, pois os empresários ainda confundem os agentes governamentais: não diferenciamos agentes de pesquisa (UFPA) com os agentes fiscalizadores. Assim se prejudica a cooperação, característica central para a existência de um APL.

A partir das considerações acima, o presente trabalho tem o objetivo de verificar as possibilidades do Arranjo Produtivo Moveleiro da Grande Belém-Pa, compreendendo os municípios de Belém (capital), Ananindeua e Marituba. O relatório estáestruturado em quatro partes. A primeira parte trata dos aspectos teóricos relativos aos conceitos, tentando definir um aglomerado industrial, cluster e/ou Arranjo Produtivo Local. A segunda parte faz um breve diagnóstico do setor moveleiro no mercado nacional e internacional. A terceira parte trata do estudo de caso em questão, onde tanto fontes secundárias como primárias foram utilizadas e elaboradas apartir dos resultados da aplicação do questionário padrão RedeSist, com uma amostra aleatória de 20 empresas. Esta pesquisa de campo possibilita aferir o comportamento do arranjo, quanto ao seu perfil qualitativo/quantitativo, estratégico/competitivo e outras informações a nível local, que tem relevância para o arranjo produtivo pesquisado. Na última parte, são apresentadas as conclusões dapesquisa e a sugestão de algumas políticas públicas e ações privadas pertinentes.

Os autores deste relatório desejam agradecer a todos que colaboraram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho, em particular ao Sindmóvel (Sindicato das Indústrias de Móveis do Estado do Pará), a AIMEX (Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado Pará), ao Engº. Florestal José Conte eao Economista Josias Martins Nascimento.

2 ASPECTOS TEÓRICOS

2.1 Modelo de Desenvolvimento: Conceitos Aglomerações Empresariais /Clusters/Sistema Inovativo Produtivo Local/APLs.

Um dos objetivos deste trabalho é apresentar de forma mais didática possível, os diversos conceitos e debates sobre as diversas teorias de desenvolvimento, mais especificamente, os conceitos de...
tracking img