Planejamento área de linguagem2013

10223 palavras 41 páginas
PROJETO ANUAL DE LINGUAGEM

ATITUDE SOCIAL E POLÍTICA
NO AMBIENTE ESCOLAR E COMUNITÁRIO

Projeto apresentado à Direção da Escola Estadual Dr. Leônidas Antero de Matos para o desenvolvimento de atividades pelos alunos do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos na Área de Linguagens para o ano de 2013.

Elaboradores: Edna Marques Soares, Francisco Tiburcio, Jorge Luiz Torquato da Silva, Rosely Aparecida Ramos Bezerra, Rosineiri A. Oliveira Martins, Ruth Sousa Dourado e Suzan Mara da Costa Corrêa.

Cuiabá-MT
2013

1. TEMA GERAL – Atitude Social e Política no Ambiente Escolar e Comunitário.

1. SUBTEMA GERAL 1º Semestre – Ensino Regular – Relacionamento saudável no ambiente escolar 1º Semestre – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Atitudes reflexivas e formativas do estudante com vistas à sua futura carreira profissional.

2º Semestre – Ensino Regular – Ambiente escolar e comunitário saudável – Ações estudantis, por meio de visitações, que visem à transformação social-política. 2º Semestre – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ações estudantis, por meio de oficinas, que visem garantir seu espaço no mercado de trabalho.

2. INTRODUÇÃO

Educar é um ato que visa à convivência social, à cidadania e à tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é, assim, entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República. Nesse sentido, a educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação social e política. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação em que vive boa parte da

Relacionados