Planejamento e gestão em serviço social

Acadêmicas: Clenilza de Souza 199163, Elena f. Brandão 265302, Jucylleyde Macedo Lopes dos Santos 225194, Marciléia Ribeiro de Jesus Alencar 197955, Rebeca Moraes dos Santos 230194, Vera LuciaRibeiro 193595.








PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Profª: Ma Elisa C. Pinheiro Rodrigues Nobre









Pólo Interação – 5º Semestre
Campo Grande, MS, Abril de 2012INTRODUÇÃO:

O planejamento participativo é um importante instrumento para a sociedade, pois é um processo que possibilita a tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingirno futuro visando transformar uma dada realidade através da implementação e controle das ações planejadas. Ou seja, é a base na qual todos os planos da ação, estão montados, definindo as metas,princípios, procedimentos e métodos que determinam o futuro.
O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer as prioridades para as pessoas envolvidas no processo econstitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção da realidade a partir da ação e da reflexão, pois é uma tomada coletiva de decisões.
A populaçãoglobal de idosos vem crescendo muito nas ultimas décadas. Entretanto por diversos fatores a sociedade não está preparada para a mudança desse perfil populacional. Neste contexto, a questão doenvelhecimento passa a ser uma questão social que requer ações planejadas voltadas para o atendimento desse setor, para possibilitar melhorias na qualidade de vida e seguridade dos idosos.DESENVOLVIMENTO:

Para que as politicas de desenvolvimento de um país sejam plenas é necessário que haja uma cooperação e parceria entre o Estado, o mercado (conjunto de agenteseconômicos) e a sociedade, em busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento.
Quando uma instituição ou grupo está iniciando um processo de planejamento, é necessário que se...
tracking img