Planejamento e gestão em serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmicas: Clenilza de Souza 199163, Elena f. Brandão 265302, Jucylleyde Macedo Lopes dos Santos 225194, Marciléia Ribeiro de Jesus Alencar 197955, Rebeca Moraes dos Santos 230194, Vera Lucia Ribeiro 193595.








PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Profª: Ma Elisa C. Pinheiro Rodrigues Nobre









Pólo Interação – 5º Semestre
Campo Grande, MS, Abril de 2012INTRODUÇÃO:

O planejamento participativo é um importante instrumento para a sociedade, pois é um processo que possibilita a tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade através da implementação e controle das ações planejadas. Ou seja, é a base na qual todos os planos da ação, estão montados, definindo as metas,princípios, procedimentos e métodos que determinam o futuro.
O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção da realidade a partir da ação e da reflexão, pois é uma tomada coletiva de decisões.
A populaçãoglobal de idosos vem crescendo muito nas ultimas décadas. Entretanto por diversos fatores a sociedade não está preparada para a mudança desse perfil populacional. Neste contexto, a questão do envelhecimento passa a ser uma questão social que requer ações planejadas voltadas para o atendimento desse setor, para possibilitar melhorias na qualidade de vida e seguridade dos idosos.DESENVOLVIMENTO:

Para que as politicas de desenvolvimento de um país sejam plenas é necessário que haja uma cooperação e parceria entre o Estado, o mercado (conjunto de agentes econômicos) e a sociedade, em busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento.
Quando uma instituição ou grupo está iniciando um processo de planejamento, é necessário que seapresentem, de forma geral, as partes básicas de um processo científico e participativo, acrescido de textos e suas análises sobre planejamento. Tal apresentação deve conter os níveis em que o planejamento se realiza e seu tipo, bem como a sua importância para a transformação da realidade e o esquema básico de um processo de planejamento participativo.
Em análise, esta etapa faz-se muito importante,pois é a preparação e iniciação de um grupo que deseja a transformação, que deseja planejar as ações de intervenção de forma qualificada.
Um Planejamento se inicia com a elaboração do Marco Referencial, que na realidade é a expressão do rumo que o grupo tem para seguir, tomando posição em relação a realidade existente. Ao se definir o Marco Referencial de uma ação, define-se a essência dela e éneste contexto que se busca responder questionamentos básicos, tais como:
Em que se fundamenta o nosso querer?
Em que medida esta ação vai colaborar para a construção de uma nova visão social?
O marco referencial compõe-se de três partes fundamentais:
Marco Situacional (onde estamos? como vemos a realidade?).
Marco Filosófico (para onde queremos ir?)
Marco Operativo (que horizonte queremos paranossa ação?)
Concluída esta etapa, o passo seguinte é a elaboração do diagnóstico global da instituição a partir das questões respondidas, respeitando o esquema básico: há um marco de referência; há uma realidade que os participantes conhecem; o que se está fazendo é um juízo sobre esta realidade concreta, comparando-a com o ideal apresentado no marco.
Contudo, ainda resta elaborar a programaçãoonde é preciso de maneira técnica, retomar os principais conceitos: Objetivos, politicas, estratégias e determinações gerais, etc. Definindo claramente as necessidades, a duração do plano e as propostas para a satisfação destas necessidades numa realidade concreta.
Após a preparação dos textos em grupos, cujo produto deve ser um plano global de curto, médio ou longo prazo, deve-se fazer uma...
tracking img