Planejamento e controle de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 44 (10894 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera

Tecnologia em Logística

Acadêmicos:

Nome dos acadêmicos RA



Anápolis/GO
2012Acadêmicos:

Atividades Práticas Supervisionadas

Planejamento, Programação e Controle de Produção
Nome professor:
Nome tutor presencial:
Nome tutor EAD:

Anápolis/GO
2012

Introdução

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo retratar a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas.
Faremos uma explanação sobre os Sistemas dePlanejamento, Programação e Controle da Produção, buscando entender o projeto de um sistema de produção, dentro da aplicação de curto, médio e longo prazo.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle (Chiavenato, 2004).
Os princípios que regem o planejamentosão:
• Princípios da definição do objetivo: O objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado, porque este é feito em função do objetivo que se pretende atingir.
• Principio da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.
O imponderável: Fatos inesperados podem por oplanejamento em maus lençóis. O desconhecido, o incerto, o imprevisível – os chamados cisnes negros, expressão que lembra o susto dos primeiros ornitólogos que visitaram a Australia no século XVII e encontraram cisnes que não eram brancos. Nassim N. Taleb (2007) lembra que nossa consciência esta programada e obedece a uma lógica perversa: somos capazes de aprender apenas o que já sabemos.
• Principio doobjetivo: o controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.
• Principio da definição dos padrões: O controle deve basear-se em padrões bem definidos. Geralmente, os padrões são definidos no planejamento, ou seja, antes da execução dos trabalhos, e devem claramente servir de critério para ofuturo desempenho.
• Principio da exceção: Esse principio de controle foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração. Diz esse principio que o controle deve se concentrar exclusivamente sobre as situações excepcionais, isto é, sobre os desvios mais importantes, e não sobre as coisas normais.
• Principio da ação: O controle somente se justifica quandoproporciona ação corretiva sobre desvios ou falhas apontados. Isso significa que de nada adianta um controle que não indique providencia a tomar ou falhas a resolver. Se o controle não conduz a nada, então é melhor eliminá-lo.

Prioridades do PCP.
O PCP determina de que forma a empresa pode atender a certas prioridades na produção de seus bens e serviços. Quase sempre essas prioridades estão ao redor docusto, da qualidade e da flexibilidade; há autores que acrescentam aspectos como velocidade, consistência, confiabilidade e inovação (Martins e Laugeni, 2005, p.211). Para outros autores, os principais objetivos envolvidos no PCP são:
-Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade (Wheelwright, 1985).
-Flexibilidade, entrega qualidade, custo, introdução de novos produtos (Swamidass, 1986).-Custo, entrega qualidade, serviço confiável, flexibilidade de produto, flexibilidade de volume, investimento (Skinner, 1985).
-Qualidade, velocidade, custo, flexibilidade, confiabilidade (Slack ET AL., 1997).
-Qualidade, entrega custo unitário, flexibilidade, inovação (Leong ET AL., 1999).

Conceito de PCP.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os...
tracking img