Planejamento e controle de obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia prático para engenheiros, técnicos de edificações, construtoras e instaladoras, incluindo exemplo completo de planejamento

Prefácio de RICARDO VIANA VARGAS, MSc, IPMA-B, PMP especialista em gerenciamento de projetos

Inclui CD-ROM Versão Trial MS-Project 2007
Válido para 60 dias

e exemplos do livro

ROSALDO J. E. NOCÊRA

Capítulo 2 - Aspectos gerais de planejamento e controlede projetos

2.1. INTRODUÇÃO
Nesse capítulo é apresentada uma visão geral do sistema de planejamento e controle, os níveis de detalhamento e as principais ferramentas utilizadas para a implantação do sistema.

2.2. VISÃO GERAL DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
A figura 2.1 apresenta um diagrama operacional do sistema de planejamento e controle de projetos.
Fase 1
Proposição de açõescorretivas 43

BASES E CRITÉRIOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

CONTROLE
Levantamento de dados Compilação de dados Comparação com o planejado Análise dos resultados

Fig. 2.1 - Diagrama de operação do sistema de planejamento e controle

Planejamento e Controle de Obras com o MS-Project 2007

Fase4

Fase 3

Fase 2

Capítulo 2 - Aspectos gerais de planejamento e controle de projetos

2.3. PLANEJAMENTO - aspectos gerais
Genericamente, planejamento é o processo que visa estabelecer, com antecedência, as ações a serem executadas com o intuito de alcançar um objetivo definido. Em gerência de projetos, o planejamento visa estabelecer não só as ações, mas também os recursos, os métodose os meios necessários para alcançar o objetivo.

2.3.1. NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
De acordo com o detalhamento o planejamento pode ser dividido em três níveis: NÍVEL ESTRATÉGICO – onde será definida a estratégia geral do projeto, do início ao fim, envolvendo todas as áreas abrangidas. Geralmente teremos, além de especificações e outros documentos de projeto, um cronograma geral; NÍVEL TÁTICO –onde será desenvolvido o detalhamento dos documentos gerados no nível estratégico, geralmente com divisões por área ou especialidade, para a alimentação do nível operacional; NÍVEL OPERACIONAL – onde serão desenvolvidos detalhamentos de cada área ou especialidade, em nível de individualização de ações ou recursos necessários.

2.3.2. GRAU DE DETALHAMENTO
O grau de detalhamento deve variar deacordo com os níveis do planejamento, obedecendo o objetivo a que se destina. Assim, geralmente o grau de detalhamento do planejamento no nível estratégico deve ser menor com relação ao nível tático, já que se destina a definir os grandes marcos do projeto. Por sua vez, o nível operacional deve ter um detalhamento maior que o tático, já que se destina à execução individualizada das tarefas. O níveltático deve ter detalhamento intermediário, que permita a ligação entre os planejamentos estratégico e operacional.

2.3.3. DEFINIÇÕES - CHAVE DE PLANEJAMENTO
2.3.3.1. TAREFA É a atividade mais detalhada em um planejamento - último nível resultante da decomposição do trabalho de um projeto.

44

Planejamento e Controle de Obras com o MS-Project 2007

Capítulo 2 - Aspectos gerais deplanejamento e controle de projetos

2.5. FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE
Na implantação de um projeto, geralmente são estabelecidos procedimentos de “como fazer” para as atividades de Planejamento e Controle, muitos dos quais baseados em ferramentas já consagradas como redes de precedência e cronogramas de barras. Além dessas, o Planejamento e Controle pode contar com normas, instruções,formulários, mapas e gráficos criados para o projeto em implantação. A quantidade e o detalhamento de ferramentas utilizadas e as variáveis de projeto para projeto dependem do nível de controle desejado na execução das atividades de implantação. A seguir são apresentadas algumas ferramentas usuais no planejamento e controle físico de um projeto de construção e montagem.

2.5.1. PLANO GERAL DO...
tracking img