Planejamento e controle de mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo

1. INFORMAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DE MKT 3
2. AUDITORIA DE MARKETING 5
3. O USO DAS MATRIZES NO PLANEJAMENTO 6
4. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 17
4. O PLANO DE MARKETING 19
5. ELEMENTOS DO ROTEIRO DO PLANO DE MARKETING 20
Parte I – OPORTUNIDADE 21
Seção 1 – Situação 22
Seção 2 – Objetivos. 22
Parte II - MARKETING ESTRATÉGICO 23
Seção 3 – Consumidor 24
Seção 4 - Mercado 26Seção 5 – Aspectos Legais 29
Seção 6 – Posicionamento 31
Parte III - MARKETING TÁTICO 34
Seção 7 – Produto 34
Seção 8 – Ponto 35
Seção 9 – Promoção: 38
Seção 10 – Preço: 39
Parte IV – AÇÃO E CONTROLE 40
Seção 11 – Resultados Financeiros 41
Seção 12 – Análise de Equilíbrio 43
Seção 13 – Programação 43
BIBLIOGRAFIA 44



1. INFORMAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DE MKTPlanejar, Planejar, Planejar.

SONHO, PLANEJAMENTO, PLANO E AÇÃO

Para conhecer bem o processo de elaboração de um plano de marketing, é essencial entender como funciona o processo de transformação de idéias em ações. Transformar idéias em ações é a função do gestor organizacional e de todo emprendedor e, especialmente, do profissional de marketing.
Assim, éimportante definir os quatro termos amplamente usados em Administração Estratégica: sonho, planejamento, plano e ação. Deve-se notar que esses quatro termos existem em um espectro que varia do abstrato ao concreto. No extremo abstrato está a idéia, ou seja, o sonho. No extremo concreto está a ação. Entre os dois estão o planejamento e o plano.

Sonho/Idéia>>>>>Planejamento>>>>Plano>>>>AçãoAbstrato..............................................................................Concreto


Sonho/Idéia: É o início do processo de administração estratégica. Neste contexto, sonho é sinônimo de “visão”. Sonho ou visão é uma idéia-foco, um pensamento, uma percepção ou uma idealização do futuro.

Planejamento: O planejamento é um processo de raciocínio, de conscientização dos inúmeros aspectosenvolvidos na transformação de uma idéia em ação. O planejamento envolve a aquisição de informações e estruturação dessas informações em um conjunto de pensamentos correlatos, ordenados, harmonizados e centrados na realização de uma idéia-foco, de um sonho.

Plano: O plano é a ponte entre a abstração integral do sonho somado ao raciocínio enriquecido por dados e fatos que ocorrem na fase doplanejamento e ação concreta (prática). Tem a forma escrita dos pensamentos, geralmente digitada em um programa de edição de texto e calculada com uma planilha eletrônica.

Ação: A última fase é a ação, que é física, concreta. Representa a transformação do plano em realidade.

Não existe uma fase mais importante do que a outra. Todas elas são importantes na medida em que uma depende da outra. Aação segue o plano; o plano segue o planejamento; o planejamento segue o sonho/idéia. Esse processo tem, conscientemente, a capacidade de transformar um sonho em ação.




No mundo atual ocorrem mudanças em todos os ambientes(Econômico, Demográfico, Politico-Legal, Tecnológico, Ambiental, entre outros), interna e externamente e são conhecidos por:
- Novas Ondas;
- Tendências;
-Descontinuidades.

O período a ser considerado/envolvido no plano estratégico é de, no minimo, 5 anos. Para determinados setores(petroquimico, energia, aviação, por exemplo), o período considerado é de 10 anos ou mais.

A formalização do planejamento estratégico se fará através da feitura e seguimento de um plano estratégico .

Já no planejamento tático, aparece o plano de marketing, que é o documentoque resume o planejamento de marketing.
Este, por sua vez, é um processo de intenso raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais, cujo foco central é a verdadeira satisfação de consumidor.
Em outras palavras, é ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais feliz e, em consequência, gerar resultados positivos para a empresa e a sociedade.

Obs: Não devemos...
tracking img