Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2416 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA: ARTICULAÇÃO E NECESSÁRIA DETERMINAÇÃO IDEOLÓGICA
(Planning is evaluation in the school: articulation is necessary ideological determination)

Cipriano Carlos Luckesi
Doutor em Filosofia da educação pela PUC/SP
Professor da Universidade Federal da Bahia – UFANA e da
Universidade Federal de Feira de Santana
Maria Alice Alves Oliveira
Pedagoga pelo ISECmariaaliceg10@hotmail.com


Resumo

Nesse artigo, analisamos a necessidade do Planejamento e a Avaliação escolar, compreendendo assim sua articulação e necessidade ideológica para que se estabeleça uma atividade realmente comprometida com as necessidades filosófico-político.
Palavras-chave: Planejamento pedagógico; avaliação metodológica, articulação ideológica.

Abstract

In thatarticle, we analyzed the need of the Planning and the school Evaluation, understanding like this its articulation and ideological need so that he/she settles down an activity really committed with the needs philosophical-politician.
Word-keys: Pedagogic planning; methodological evaluation, ideological articulation.


Introdução

O ser humano age em função de construir resultados, para tantopode agir aleatoriamente ou de modo planejado. O mesmo não se contenta com uma forma “natural” de ser, tem a necessidade de modificar o meio para satisfazer suas necessidades. Os animais em geral “convivem” com o meio ambiente como ele é; o ser humano é irrequieto, e por isso, cria-o e recria-o permanentemente para transformá-lo no seu ambiente, caracterizando-se por ser ativo e que, construindo oseu mundo, constrói a si mesmo. Ou seja, o ser humano interfere no meio ambiente não só devido ao fato de nele estar presente, mas sim em função de modificá-lo para buscar a satisfação de suas necessidades agindo assim por intencionalidade oposto aos animais que agem por contigüidade.
Para exemplificar essa situação, dentre outros acontecimentos históricos, ENGELS lembra que:“(...) os homens que, na
Mesopotâmia, na Grácina sai Menor e noutras partes, destruíram os bosques para obter terra arável, não podiam imaginar que, dessa forma, estavam dando origem á atual desolação dessas terras, ao despojá-las de seus bosques, isto é, dos seus centros de captação e acumulação de umidade.”.


Importa observar queENGELS tem claro que os efeitos negativos da ação humana têm consequências não só sobre a natureza propriamente dita, mas também sobre o mundo social. Os efeitos positivos e negativos da ação intencional do ser humano se manifestam, também, no modo de ser e de estruturar a sociedade, com todas as suas manifestações de satisfatoriedade ou insatisfatoriedade.

Objetivo geral

Através deplanejamento nos diferentes níveis educacionais e curriculares, obter a interatividade docente no intuito de promover projetos de pesquisas abordando a temática político-social.


Objetivos específicos

• Promover uma revolução cultural almejando a orientação para a pesquisa e a descoberta de um novo projeto de civilização.
• Planejar em todos os níveis educacionais, curriculares, ede ensinos ganhando assim a dimensão de uma decisão política e científica, ultrapassando a dimensão técnica e integrando-a numa dimensão político-social.


Planejamento e comprometimento ideológico

O ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido. O ser humano não age semfins, independentemente de quais sejam e de a que nível de consciência esteja, o fato é, na origem de toda conduta humana, há uma escolha e isso implica em finalidades e também valores, desse modo, o ser humano está “condenado” a escolher. Nossa ação fundamenta-se em juízos de valor sobre o mundo que nos cerca: a natureza, a sociedade em que vivemos; o futuro a ser vivido, as relações com as...
tracking img