Planejamento visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Visual

Para passar a mensagem ao receptor/leitor de forma clara e objetiva, deve-se seguir algumas “regras” e “conceitos” além do bom gosto e criatividade. São aplicadas, com o objetivo de organizar o layout/apresentação, técnicas como: proximidade, contraste, equilíbrio, alinhamento, diagramação, repetição, tipologia, uso de fontes, assim como a utilização adequada de imagens ecores, auxiliando para que o material tenha uma hierarquia de informações.

Diagramação

Quando um layout é criado, tudo precisa funcionar como uma engrenagem, tudo deve estar organizado e em seus respectivos lugares para que funcione, deve-se pensar sempre num todo, e as técnicas de diagramação serão responsáveis por organizar de uma maneira mais adequada, distribuindo os elementos damelhor maneira no material.
Essas que tem como base também as leis da Gestalt. Segundo Gomes filho (2003 p. 18):

“A Gestalt é uma escola de Psicologia Experimental. Considera-se que Von Ehrenfels, filósofo rienense de fins do século XIX, foi precursor da psicologia da gestalt. Mais tarde, por volta de 1910, teve seu inicio mais efetivo por meio de três nomes principais: MaxWertheimer(1880/1943). Wolfgang Kohler (1887/1967) e Kurt Koffka (1886/1941, da universidade deFrankfurt)

De acordo com a Gestalt, citada por Gomes (2003 p. 17):

[...] a arte se funda no princípio da pregnância da forma. Ou seja, na formação de imagens, os fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual constituem para o ser humano uma necessidade e , por isso, considerados indispensáveis – seja numa obra dearte, num produto industrial, numa peça gráfica, num edifício, numa escultura ou em qualquer outro tipo de manifestação visual.

Todo material é constituído por textos ,imagens, cores ou outros elementos que devem ser aplicados ao material de forma objetiva, clara e inteligente. Como César (2000 p.153-154) cita: “Cada elemento deve estar em seu lugar, obedecendo à ordem simétrica ouassimétrica”.
A diagramação auxilia na leitura. Sob a ótica de Sant´Anna (2005 p.174):

A vista do leitor é educada a seguir a leitura de forma diagonal, do lado superior esquerdo chamado de área ótica primária, até a parte inferior direita, chamada de área terminal. Todos os elementos que ficam entre essas duas áreas estão localizadas na chamada área de diagonal de leitura. Os outros pontos sãoconhecidos como pontos sem atração. Portanto, na hora da diagramação, deve-se dispor os elementos mais importantes na área de maior atração visual, fazendo com que o leitor siga a seqüência desejada, chamando mais sua atenção. Nas áreas de menor atração, que são as partes superior direito e inferior esquerda.

Sant´Anna fornece algumas soluções para deixar o material mais harmonioso, cita Sant´anna(2005 p. 174):

A solução é utilizar recursos óticos magnéticos, isto é, fotos, desenhos, quadros, e títulos em letras grandes: “ Ancorando” os cantos sem atração, isto é, colocando neles elementos fortemente atrativos, o artista gráfico, dá à página muito maior legibilidade do que aquela onde os cantos não recebem a devida atenção.

Repetição

Para que um material tenha uma identidadevisual, esteja em harmonia e que transmita ao leitor a mensagem de unidade, utiliza-se o principio de repetição, que segundo a ótica de Williams é: (1995 p. 43):

O principio da repetição afirma que algum aspecto do design deve repetir-se no material inteiro. O elemento repetitivo pode ser uma fonte em bold (negrito), um fio (linha) grosso, algum sinal de tópico, um elemento do design, algumformato especifico, relações espaciais, etc. pode ser qualquer item que o leitor reconheça visualmente.

Para que a repetição tenha o resultado esperado, deve-se passar despercebido pelo leitor, aplicando-a de maneira adequada. Baseado em Williams (1995 p.43) “a repetição pode ser considerada como “consistência”, sendo o esforço consciente para unificar todos os elementos”.
Para se aplicar a...
tracking img