Planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

ROSEMAR DE SOUZA BALDIN















PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE CEREJEIRAS

















Cerejeiras
2012

Rosemar de souza baldin

















PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE CEREJEIRASTrabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Introdução a Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Quimica Ambiental; Geologia e Geomorfologia Ambiental


Prof. Cristina Célia Krawulski; William ÇLuiz da Cunha; Kênia Zanetti; Ewerton deOliveira Pires








Cerejeiras

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 4

2 PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICIPIO DE CEREJEIRAS ------------------ 5

3 CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------------- 7

BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------- 8























































1 INTRODUÇÃO




Os processos de urbanização e industrialização e o avanço da capitalização fizeram com que houvesse um crescimento desordenado nas cidades e esse crescimento sem padrões de organização ou planejamento, fez com quesurgissem problemas de urbanização elevada sem os devidos cuidados a cerca do meio ambiente.
De acordo com Ferrari (2004), o planejamento pode ser entendido como um processo de trabalho permanente voltado para elaboração de medidas com o objetivo de organizar ou potencializar a dinâmica urbana. ou seja, ele deve culminar em um conjunto de ações que contribua para a melhoria da qualidadede vida na cidade.
Assim, refletir sobre o planejamento urbano como um instrumento de organização e ordenamento do espaço urbano é fundamental tanto nas metrópoles, quanto nas cidades médias e pequenas.
Precisa-se pensar no planejamento considerando os aspectos da realidade atual como um instrumento que preceda a elaboração e aplicação de projetos que sejam viáveis.Por esses aspectos é que o planejamento, como instrumento de regulação e organização urbana se faz indispensável ao desenvolvimento seguro e limpo das cidades.
Com isso, esse trabalho tem a finalidade de identificar as politicas de planejamento urbano implantados na cidade, bem como as diversas áreas abrangidas pelo pelo projeto: as margens dos rios e as nascentes, pesquisa estarealizada com auxilio bibliografico documental na prefeitura de Cerejeiras e pesquisa de campo para identificação das ações e das áreas a que se refere o projeto de recuperação e o pessoal envolvido para ordenamento das atividades.











2 PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE CEREJEIRAS

A Prefeitura Municipal de Cerejeiras possui um Departamento de Meio Ambiente, o qualtrabalha juntamente com a Secretaria de Obras e que fiscaliza os serviços de coleta e descarte de lixo e o recolhimento de resíduos da contrução civil.
Na cidade não existe Plano Diretor, porém o Municipio aderiu a um Projeto de Recuperação do Rio Araras, desenvolvido pela EMATER (Associação de Assistencia Tecnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia) o qual tem como Parceiros aARCEPAM (Associação Rural Cerejeirense para Ajuda Mútua) que possui viveiros para distribuição de mudas a seus sócios, cujas sementes são adquiridas através da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental) que possui banco de sementes no Município de Ariquemes-RO.
Esse Projeto tem com objetivo a recuperação de 60.000 m2 de mata ciliar do Rio Araras situado no setor chacareiro no...
tracking img