Planejamento Urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Palavras Chaves: 1. Mobilidade 2. Valorização 3. Economia 4. População
Keywords: 1. Mobility 2. Appreciation 3. Economy 4. Population

Linha de Pesquisa: Planejamento Urbano

Tema: Estudo de Caso do Projeto Eixo Estrutural Norte Sul 01 em Aparecida de Goiânia.

Resumo
O presente trabalho é apenas mais um exemplo dentre tantos outros que abordam a proposta de atender a sociedade civil masque apenas atende a iniciativa privada e que pode, como no proposto, comprometer e endividar o Estado.
Isso pode ser ainda mais afirmado ao notar-se que no presente projeto a secretaria de município, tanto de infraestrutura quanto de planejamento urbano, foram informadas sobre a obra já em processo final de implementação, o que pode denotar mais ainda as parcerias externas existentes entre ogoverno público e as empresas privadas para que as melhorias da mobilidade sejam feitas.

Abstract
This study is just one example among many others that address the proposal to meet civil society but that only serves the private sector and can, as in the proposed compromise and the state debt.
This can be further stated to be noted that in this project the municipality secretariat, bothinfrastructure as urban planning, were informed about the work already in the final implementation process, which may denote further the existing foreign partnerships the public administration and private companies for the mobility improvements are made.

Problema: Quais são os efeitos que o Projeto do Eixo Estrutural Norte Sul 01 trará para a cidade de Aparecida de Goiânia?
Justificativa: Aparecida deGoiânia é considerada um dos municípios brasileiros que tem mais se desenvolvido nos últimos anos. Nesse contexto, um dos fatores que tem acarretado esse desenvolvimento é a implantação dos polos industriais, espaços com presença de indústrias de diversos segmentos comerciais. Nesse sentido, busca-se neste trabalho uma apresentação do projeto Eixo Estrutural Norte Sul 01, salientando os processosenvolvidos na obra que visa e as possíveis consequências da mesma para o município.
Hipóteses: Os prováveis efeitos que o projeto do Eixo NS 01 trará para cidade. Entre eles está um tema muito discutido na área de planejamento urbano, a mobilidade urbana, que é considerada um dos maiores desafios para Arquitetos e Urbanistas, devido ao excesso de modos de deslocamentos motorizado que remete aconsequência do crescimento econômico, social e cultural de uma cidade, o que não foi diferente na cidade de Aparecida de Goiânia, considerada a 2º maior cidade do estado de Goiás, e deixou de ser, nos últimos anos, cenário de cidade dormitório, ou seja, maior parte dos residentes da cidade trabalhavam em Goiânia. Portanto este cenário mudou a partir da instalação de empreendimentos industriais, entre elesconsiderado um dos maiores do Brasil, o Polo Empresarial, com isso foi gerado oportunidades de empregos, diminuindo o fluxo de trânsito de Aparecida sentido à Goiânia, mas as empresas instaladas são responsáveis pelo maior fluxo de transito atual na BR-153, principal via arterial da cidade. Com intuito de trazer novos empreendimentos para o DAIAG, facilitar a locomoção e escoamento de mercadorias,foi projetado três (3) eixos estruturais, entre eles está o projeto do Eixo NS-01 localizado na região leste-sul de Aparecida, via paralela à BR-153, que ligará o Jardim Bela Vista ao Setor Rosa dos Ventos. Outro efeito preocupante na cidade de Aparecida é não ter condições financeiras para sediar grandes obras, pois o déficit por falta de pagamento do IPTU é muito grande, e por isso foinecessário efetuar o empréstimo de 70 milhões de dólares, através do Banco de Andino, ressalta-se que a cidade é a primeira do centro-oeste a receber aplicações da entidade latino-americana com baixos juros e carência de seis anos. Caso continue esse cenário da população Aparecidense não efetuarem o pagamento do IPTU, a dívida poderá triplicar, consequentemente órgãos públicos serão fechados, e levará...
tracking img