Planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Planejamento Urbano URBANISMO E ESGOTO

INTRODUÇÃO
Com a industrialização, novos processos produtivos foram descobertos, objetivando maiores quantidades e melhor qualidade dos produtos, visando maiores lucros. Fato que levou ao crescimento das populações e as necessidades de consumo.

Com isso as cidades começaram a concentrar os maiores problemas ambientais, como poluição doar, sonora, visual, desintegração social, desemprego, destinação final do lixo e o tratamento dos esgotos. Essas cidades mostram saturação de indústrias em áreas restritas, trazendo problemas a seus habitantes, provocados por elevados índices de poluição que apresentam e ainda infra estrutura mínima necessária ao desenvolvimento humano.

OBJETIVO
Expor as características e peculiaridades sobreUrbanização e Esgoto, seja no Brasil ou no mundo. Haja visto que são termos ou ações estudadas por diversas ciências, tais como a sociologia, a geografia e a antropologia, cada uma propondo abordagens diferentes sobre os problemas gerados pela Urbanização correlacionados ao esgoto.

Então conceitos como Crescimento do meio urbano, Expansão das cidades, a intensa urbanização, a industrialização eeconomia, juntos são fatores positivos para a sociedade, mas negativos do ponto de vista ambiental gerando impactos ambientais, como por exemplo, lançamento de efluentes domésticos e industriais em cursos d’água sem qualquer tipo de tratamento ou destinação adequada.

URBANIZAÇÃO
Resultado da transferência de pessoas do meio rural para o meio urbano, ora feita de forma ordenada ora não. Estáfortemente associado à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito e na substituição das atividades primárias como por exemplo a agricultura e a pecuária, por atividades secundárias ligadas a industrialização e as terciárias como os prestadores de serviços.

URBANIZAÇÃO
• Inglaterra, 1o país a se urbanizar, em 1850 já possuía mais de 50% da população urbana. Em geral, mais tarde umpaís se industrializa, mais rápida é sua urbanização.
• Em 1900, 16 cidades tinham população superior a 1 milhão de habitantes. Pequim e Calcutá pertenciam à países subdesenvolvidos. • Em 1950, 20 cidades tinham população superior a 2,5 milhões de habitantes. Xangai, Buenos Aires, Calcutá, Bombaim, Cidade do México e Rio de Janeiro, estavam no grupo dos subdesenvolvidos. São Paulo nem constava.

•Em 2000, 26 aglomerações urbanas tinham mais de 10 milhões de habitantes, 20 delas no grupo de países poucos desenvolvidos, quadro esse totalmente modificado.

URBANIZAÇÃO NOS DIFERENTES GRUPOS DE PAÍSES

• Países capitalistas desenvolvidos: Estabilização dos índices entre 80 e 90%, alguns já ultrapassaram os 90%. • Subdesenvolvidos industrializados: apresentam taxas de urbanização iguais eaté superiores às de países desenvolvidos, com raras exceções, a urbanização destes apresenta-se em condições precárias (favelas, cortiços etc.).
• Subdesenvolvidos não-industrializados: a maior parte desses países apresenta baixos índices de urbanização, • Países socialistas: Em razão da planificação estatal da economia, exerce maior influência na distribuição geográfica da população. Os índicessão semelhantes aos do subdesenvolvidos industrializados.

INDÚSTRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS
A urbanização cria ambientes avaliados como positivos a saúde e ao bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo promove a desestabilização do ecossistema. Mudando paisagens, substituindo a cobertura vegetal por casas e ruas.
A concentração industrial acarreta em problemas de poluição do ar e da água ,gerando situações de riscos a saúde da população, que passa a residir em lugares mais poluídos, pelo baixo valor de mercado. Então, os efeitos da degradação ambiental não são distribuídos igualmente pelo conjunto da população.

INDÚSTRIA E POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
A partir da Revolução Industrial, o homem passa a dominar a natureza, dando origem a uma natureza modificada pelo homem, com rios...
tracking img