Planejamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Antes da colonização do homem branco o município de Dourados era habitado pelas tribos Terena e Kaiwa cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil.
Fundada em 10 de maio de 1.861, a Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro, quando ocorreu a invasão paraguaia. Por este fato, a regiãotornou-se lendária.
Dado o acentuado progresso verificado na região e pelas notícias sobre a fertilidade da terra, aluíram novos colonizadores em demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionado pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da culturapastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914.
Entre os colonizadores, se destacava Marcelino Pires, homem resoluto, dotado de uma coragem extrema e possuidor de grande ardor pelo trabalho da lavoura e pecuária. Marcelino Pires se dedicou com maior intensidade à criação de gado, ocupando vastíssima área de terras, onde se localiza atualmente a cidade deDourados.
Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.
A colônia agrícola de Dourados, criada em 1943, com uma área de 50.000 hectares, reservado em 1923 para a colonização, passou a integrar Dourados pelo Decreto de elevação à categoria de município em1935 atraindo para a região tantas levas de imigrantes brasileiros e estrangeiros, principalmente japoneses, que se dedicaram notadamente ao cultivo de café.
No decorrer deste trabalho, estaremos falando sobre a evolução e desenvolvimento da cidade de Dourados, apontando por meio de graficos e mapa.

Evolução de Dourados – MS
Dourados foi fundado em 1935, emancipando-se do município de PontaPorã. Nos anos 70 se definiu como centro regional do sul de MS e começou a se desenvolver, atraindo levas de migrantes, principalmente de estados próximos (SP, PR e RS) e japoneses, que se dedicaram a plantação de café.
Entre o período de 1930 e 1980, a dinâmica de urbanização brasileira é marcada por diferentes acontecimentos, como por exemplo, a “derrota” das oligarquias, a nova fase no sistemapolítico e econômico nacional, a defesa da indústria nacional e a abertura do mercado, a facilitação das importações e remessa de lucros (empresas estrangeiras) apresentando um desenvolvimento dependente, bem como o processo de globalização econômica e/ou mundialização do capital (CHESNAIS, 1996).
O processo de urbanização brasileira, a partir da década de 1940, apresenta-se como um processoqualitativo de mudança estrutural, proporcionando alteração no padrão da sociedade3, por meio da intensificação do processo de industrialização e, consequentemente, da concentração urbana.
Dentre os processos que podem ser considerados na urbanização brasileira, verificam-se os relacionados às transformações ocorridas no campo com o chamado êxodo rural, o fluxo migratório nacional e internacional, amodernização das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além da “estagnação” econômica do Norte e do Nordeste.
O surgimento da Cia Matte Laranjeira em 1882, com a extração e exportação da erva-mate, configurou novos papéis para o então estado de Mato Grosso, principalmente devido às questões de ordem econômica, já que em alguns anos o poder econômico da Cia ultrapassava o total do estado.
Acolonização de Dourados, é marcada pela política de integração nacional do governo federal, via projetos de colonização chamados de Colônias Agrícolas Nacionais, implantados na década de 1940, que detinham uma conotação de ocupação dos territórios tidos como “vazios”, além de uma preocupação geopolítica de assegurar as fronteiras territoriais. As Colônias Agrícolas Nacionais pautavam-se na fixação do...
tracking img