PLANEJAMENTO URBANO E AS ÁREAS VERDES NA REGIÃO 6 DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

2822 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ARQUITETURA

O PLANEJAMENTO URBANO E AS ÁREAS VERDES NA
REGIÃO 6 DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA
Porto Alegre
2012

Curso de Arquitetura e Urbanismo – UFRGS

1

1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir investiga as relações estabelecidas entre o planejamento urbano na cidade de Porto Alegre e as áreas verdes da Região 6 do Orçamento Participativo. A partir da concepção de que as áreas verdes são elementos urbanos de grande relevância para o bem estar da população e a qualidade de vida apresentada por uma cidade, foi feita uma análise do contexto atual desses espaços na região escolhida para o trabalho.
Utilizando análises da legislação atual que abrage essas áreas, forma pela qual se exprime o planejamento, da configuração delas na região e de suas condições, foi possível construir as características de costura entre os elementos principais de estudo.
Referencias literárias chamam atenção para características comuns, quando se trata da gestão de espaços públicos, como a desvinculação dessa gestão do planejamento das áreas, ressaltando, assim, as consequências posteriores dessa dinâmica na cidade.
A partir de mais dados encontrados no site da prefeitura, como o histórico de demandas em se tratando de áreas verdes de lazer, pode-se diagnosticar, também, o perfil da população e como ele se apresenta em relação às áreas verdes. O que mostrou as diparidades entre a situação atual, e aquilo que busca a sociedade.

2. ÁREAS VERDES E O PLANEJAMENTO URBANO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE
2.1.ÁREAS VERDES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE
As definições de áreas verdes usadas para esta pesquisa foram as definidas por HENKEOLIVEIRA (1996) que considera somente as áreas acesso público no cálculo do índice de áreas verdes, desconsiderando áreas particulares. Dentre essas áreas verdes, caracterizam-se unidades de conservação, áreas protegidas por legislação particular,

Relacionados

  • PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS
    33711 palavras | 135 páginas