Planejamento urbano na cidade das rosas: seabra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
gestão ambiental

ramone alves souza

planejamento urbano na cidade das rosas: seabra

Seabra
2012
ramone alves souza

planejamento urbano na cidade das rosas: seabra

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão daBiodiversidade; Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia.

Profs. Cristina Célia Krawulski; William Luiz da Cunha; Kênia Zanetti; Ewerton de Oliveira Pires.

Seabra
2012
INTRODUÇÃO

As questões pertinentes a uma saúde ambiental serão abordadas, a partir de uma cidade, tendo como reflexo, partes abrangentes como um estado e ou um país. Em qualquer parte do planeta, o meio ambiente natural estásofrendo as conseqüências no meio biótico e abiótico do consumismo humano.
Lembrar-se-á que os recursos naturais são finitos e que medidas precisam ser tomadas para a continuidade da vida dos seres vivos.

planejamento urbano na cidade das rosas: seabra

O meio ambiente saudável é necessário a todos os seres vivos. Ele pode ser natural, artificial, cultural, meio ambiente de trabalho epatrimônio genético. O meio ambiente natural é um tema que é sempre discutido atualmente, pois dele dependerá a sobrevivência humana e dos demais seres. O homem é uma peça principal no que diz respeito à natureza, pois ele é o único animal que além de consumir, destrói em números alarmantes ao espaço onde vive. Segundo o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988:

Todos têm direito ao meio ambienteecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

De acordo com a carta magna, o Poder Público (que legisla e executa as leis) e à coletividade (nós, como parte integrante da sociedade) têm a obrigação de conservar o meio ambiente tãonecessário à vida dos seres.
A cidade a ser estudada é Seabra na região da Chapada Diamantina, importante pólo turístico, com belas paisagens naturais e de preservação no estado da Bahia, vejamos aqui alguns dados:
Seabra está localizada na Chapada Diamantina, na Microrregião Centro Sul Baiano e por isso muito conhecida. A cidade está situada a aproximadamente 930m de altitude acima do nível domar, possuindo um clima úmido a sub-úmido, destacando-se, portanto, a Serra da cotréia, como o ponto culminante do município, já que, está a 1.125m acima do nível do mar. A temperatura é agradável o ano todo, girando na média de 23°C, nos meses mais frios chega a 10°C, considerada uma das mais baixas da região - a máxima já registrada chegou a 33°C, sendo novembro e janeiro os meses mais chuvosose os meses de junho e julho os mais frios do ano. A vegetação característica constitui em mata de transição entre a Mata atlântica, presente na região de Lençóis e a caatinga. O município apresenta ainda vegetação endêmica por estar localizado em um dos solos de formação mais antiga da Bahia. Seabra esta inserida, no conjunto da sub-região denominada de Lavras Diamantinas com Andaraí, Mucugê,Lençóis e Palmeiras e apresenta no seu solo a formação e riqueza diamantífera das outras Municipalidades, além de quartzitos e metais como ferro, magnésio e barita. Destaca-se por ser considerada a Capital da Chapada Diamantina, já que seu comércio é tido como um dos mais expressivos da região.
Nota-se que a cidade está situada numa importante área do cenário baiano, tendo em vista a localizaçãogeográfica e sua contribuição na área comercial, de saúde e prestação de serviços dos variados órgãos públicos.
De acordo com Pinto (p. 06, 2001), Seabra é cortada por três rios, Cochó, Campestre e Prata e possui ainda outros importantes rios nos povoados como os rios Tijuco, Dois Riachos, Chifre de Boi e Banha Tatu. As áreas turísticas são o cemitério ao estilo bizantino no povoado Vale do...
tracking img