Planejamento urbano de pimenta bueno - ro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

Raquel BARBOSA

PLANEJAMENTO URBANO DE PIMENTA BUENO - RO

Pimenta Bueno
2012

Raquel BARBOSA

PLANEJAMENTO URBANO DE PIMENTA BUENO - RO

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Pimenta Bueno
2012

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04

DESENVOLVIMENTO 05

CONCLUSÃO 08REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade abordar o tema do planejamento urbano do município de Pimenta Bueno –RO, mostrando as políticas publicas existentes neste contexto, sua estrutura administrativa e seu modo de atuação.
Enfatizando a importância de um planejamento urbano adequado para melhorar a qualidade de vida da população, o plano diretorelaborado pelo município, bem como os programas do governo existentes e disponíveis a população, questionando sua eficácia.
Será abordado também a atuação do município no cumprimento da legislação ambiental.

2. DESENVOLVIMENTO

Para falarmos em planejamento urbano primeiramente temos que entender o que é planejamento, neste contexto é como um processo de idealização, tendo como objetivoa criação e desenvolvimento de algumas soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou de planejar uma nova área urbana em uma determinada região, com a finalidade de proporcionar a polução uma melhoria na qualidade de vida.
Os responsáveis pelos planejamentos urbanos são os profissionais que lidam com esta área, dão conselhos aos municípios,sugerindo possíveis medidas a serem adotadas com o objetivo de melhorar certa comunidade urbana, ou são aqueles que trabalham para o governo ou empresas privadas que estão interessadas no planejamento e construção de uma nova cidade ou comunidade, fora de uma área urbana já existente.
Geralmente esses planejadores urbanos trabalham conjuntamente com autoridades locais, e com o as secretariasexistentes em cada município, mas há também empresas privadas. Sendo assim o objetivo de um planejador urbano inclui principalmente melhorias na qualidade de vida dentro de uma certa comunidade.
Conforme SOUZA (1999),

O instrumento básico de planejamento para o município é o Plano Diretor. No Plano Diretor encontra-se delineado os programas governamentais para a realização das açõesprioritárias, incluindo a otimização do uso e ocupação do solo, revisão do cadastro técnico imobiliário, preservação de áreas e espaços históricos, culturais e de
lazer, projetos de segurança, monitoramento da qualidade do ar, gerenciamento dos resíduos sólidos e efluentes, programas de despoluição, recomposição vegetal de áreas degradadas, programas de despoluição hídrica, gestão dos equipamento delazer, apoio às iniciativas comunitárias para melhor qualidade ambiental, etc.”

Conforme CPRM (1991),
O Plano Diretor Municipal procura equacionar problemas de natureza
social, econômica, físico-territorial, institucional e de infra-estrutura, visando à organização racional do espaço, para promoção do desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Objetivaotimizar o uso e ocupação do solo, integrando o cidadão ao espaço físico do município, ao mesmo tempo em que coordena essa inter-relação de forma harmônica e equilibrada. Como instrumento técnico baliza a expansão da cidade, frente às características físicas do território, demonstrando a real vocação econômica do município, baseada na potencialidade de seus recursos naturais, em estreita sintoniacom os aspectos ambientais

As citações acima explicam com clareza a importância de um plano diretor para o planejamento urbano.
Com a relação ao município de Pimenta Bueno, teve sua ocupação sem planejamento adequado levando em conta as peculiaridades da região, a população que ocupa as margens dos dois rios sofre com as enchentes e inundações durante a estação das chuvas.
Em razão do...
tracking img